fbpx

Vida e Carreira

Transformar o ser humano por meio das conexões

Publicado

em

Transformar é uma palavra forte. Significa dar nova forma; estado de converter, mudar. Transformar demanda criatividade. Quando ouço a palavra ‘transformar’, penso imediatamente em uma mudança que ocorre de dentro para fora, que reverbera, sendo percebida por você e pelos que te rodeiam.

O que pode transformar o ser humano? Comprovadamente, são as conexões, ou seja, os encontros entre as pessoas. Muitas circunstâncias podem causar mudanças em nossas vidas, mas transformações exigem uma energia resistente e profunda, que só é possível quando duas pessoas se encontram.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para esse encontro de transformação, você precisa estar inteiro e consciente. Ele pode se dar em diversas situações, como por exemplo, um relacionamento amoroso, um novo emprego na carreira, o nascimento de um filho.

São as conexões humanas que transformam as pessoas. Quando você se conecta a outras pessoas por meio de boas conexões, você torna-se ível à transformação.

Vamos fazer dois exercícios! Primeiro, faça uma lista das razões que te mantém vivo, que geram dopamina, ocitocina, hormônios que capazes de promover a felicidade e transformar sua visão de mundo.

Segundo, aproveite o ano novo, e faça seu planejamento com os três ‘C’ – cessar, continuar e começar. O que você pretende deixar de fazer, cessar, pois está te prejudicando? Quais os comportamentos você irá continuar fazendo, uma vez que estão sendo positivos para suas conquistas. E o mais importante, o que você irá acrescentar na sua rotina, o que irá começar a fazer?

Quando definir estas estratégias, será necessário também criar um plano de acompanhamento para atingir as suas metas. Somente, assim, será possível evoluir no próximo ano.

Lembre-se, a transformação acontece por meio das conexões com o outro e, principalmente, consigo mesmo.

Luciana Lessa

Profissional com sólida carreira em Gestão de Pessoas em empresas de diferentes segmentos (tecnologia, consultoria, indústrias, serviços, varejo, financeira, construção civil e transportes). Especialista em temas como estratégia, cultura, gestão de mudanças, desenvolvimento de lideranças, reconhecimento, employer branding e employee experience, recrutamento e selecao, engajamento e bem-estar, educação corporativa, carreira e sucessão. Mestre em diversidade etária e inovação pela Fucape. Mentora e coach, professora de cursos de pós graduação no ES e em outros estados. Professora de gestão de pessoas da Faesa, UVV, Sustentare, IEL. Tem cases escritos em livros de diferentes autorres como "Design de aprendizagem" da Flora Alves, "Uma nova (des)ordem organizacional e “Ensaios por uma empresa mais consciente” do Marco Ornellas e "Repensando o RH", do JP Coutinho.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.