fbpx

Coluna André Andrès

O vinho do dia – Salton Reserva Ouro

Publicado

em

A partir desta quarta-feira, dia 19, a coluna vai buscar indicar um vinho por dia. A intenção é tanto oferecer rótulos para os mais variados tamanhos de bolso como falar sobre garrafas capazes de trazer algo além do vinho, como sua história, os ensinamentos contidos nela, sua importância no mundo do vinho. Enfim, a ideia é ser útil e também pedagógico. Vamos lá?

Salton Ouro Brut

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por que este rótulo está sendo citado – Há um certo saudosismo misturado a uma lição sobre vinhos. O primeiro contato com o Salton Reserva Ouro (rótulo antecessor ao Salton Ouro Brut) aconteceu há cerca de 15 anos, durante uma prova particular, em Guarapari, com a presença de vários degustadores experientes. A intenção era harmonizar pratos japoneses com vinhos da Alsácia. Mas antes de provar sushi, sashimi e vinhos brancos ses feitos com castas como Riesling e Gewurztraminer, o espumante aberto foi este Salton. Ou seja, ele abriu uma degustação bastante sofisticada, e foi escolhido por degustadores experientes. Não é um ótimo motivo para ser citado?

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.
Espumante

Espumante Salton Ouro Brut

 

Como é o vinho – A vinícola Salton é das mais tradicionais e confiáveis do Rio Grande Sul. Produz alguns dos melhores brancos e tintos nacionais. O Salton usa a mescla clássica de espumantes: uma uva tinta e duas brancas. Neste caso, a mescla é de Pinot Noir, Chardonnay e Riesling. É feito pelo método charmat, ou seja, o mosto (o sumo das frutas, antes de virar vinho) é fermentado em barricas de aços inoxidáveis. O espumante exibe aromas e paladar de frutas cítricas, pão tostado, uma acidez equilibrada. Achou exagerado? Então, fique com a seguinte definição: é muito refrescante, muito gostoso. Vale a pena.

Quando foi provado pela última vez – Em 3 de abril deste ano.

Quanto custa – Varia entre R$ 39 (em sites) a R$ 60 em supermercados.

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.