IBEF Academy
O egoísmo racional é ótimo para você
- Por Marcelo Otávio de A. B. Mendonça
Cerca de dois anos atrás, tive a oportunidade de participar de uma palestra com Yaron Brook, um dos maiores e melhores defensores da filosofia objetivista de Ayn Rand (autora de livros como “A Nascente” e “A Revolta de Atlas”). Na palestra, Yaron tratou de conceitos como individualismo e, principalmente, egoísmo racional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
À época, eu era um novo estudante na filosofia objetivista e, ainda assim, suas palavras me impactaram a ponto de dar início a uma mudança pessoal e profissional em minha vida. ei a conhecer mais o tal do “egoísmo racional” e, a cada dia de estudo no Líderes do Amanhã e, hoje, no Ibef Academy, fui me apaixonando e me identificando mais e mais.
Trato esse princípio, em simples palavras, como aquele em que, em primeiro lugar, o indivíduo deve pensar em si mesmo, fazendo aquilo que considera o melhor para si, ou seja, agregar valor à sua vida. Consequentemente, irá impactar positivamente e agregar valor a todos à sua volta, proporcionando mais prosperidade ao meio em que está alocado.
Logicamente, você deverá ser egoísta racional sem impactar a propriedade e a individualidade alheia. Pelo contrário, você só é egoísta racional se pensar em você e agir da forma mais honesta consigo mesmo, criando valor para si e para quem esteja ao seu redor.
Dias atrás, tive a oportunidade de ser o mediador de uma palestra e debate com o mesmo Yaron e, assim como dois anos atrás, tive ainda mais certeza que devemos focar, sempre, primeiro, em nós mesmos, no indivíduo que você é.
ar a conhecer o seu “eu” é algo que todos deveriam conseguir ou tentar, e fazer isso por meio do autoconhecimento e de estudos filosóficos, como o objetivismo, é um caminho sem volta, pois você alcançará seu sucesso e sua felicidade como jamais imaginou.
Nesse caminho, você vai encontrar sua melhor versão: você. Sua pior versão: também você. Seu maior vilão e, ao mesmo tempo, seu maior herói: você. Seu melhor amor, assim como seu grande ódio e até rejeição, quem seja, você!
Você, sozinho (ou, na verdade, com você mesmo), vai conseguir superar os obstáculos intrínsecos à sua racionalidade e vencer seu maior adversário: você. Vença a si mesmo e seja você ainda melhor, mais forte, inteligente, racional, implacável, orgulhoso e feliz.
Nessa longa e intensa caminhada, aprendi a lutar contra meu maior medo, eu mesmo. ei a amar meu amor maior: eu. Então, assim que eu tive o poder de entender o poder em mim mesmo, eu ei a ser um ser humano melhor, um profissional melhor, um marido, irmão e filho melhor, um homem mais feliz, realizado e seguro.
O egoísmo racional me faz criar valor para mim e, naturalmente, para quem me acompanha, e por isso que me tornei mais feliz. Eu ei a ser mais confiante, sentia-me melhor, mais forte, mais inteligente, porque eu ei a saber mais sobre mim, a me respeitar, a conviver comigo e a acreditar em mim mesmo.
O egoísmo racional fez por mim algo extraordinário e maravilhoso: criou o melhor de mim mesmo. Encontre o seu eu supremo. Encontre o seu Deus supremo. Encontre você.
Sobre o autor

Marcelo Otávio de A. B. Mendonça. Foto: Divulgação/IBEF
Marcelo Mendonça, advogado especialista em operações societárias e empresário, é presidente do Ibef Jovem ES e membro do Líderes do Amanhã.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
