fbpx

Podseia / Sem Spoiler

Montagem Paralela: O Crime da Cinemateca

Publicado

em

Não tem desculpa: o incêndio da Cinemateca é uma tragédia anunciada que possui culpados muito claros. Vamos conversar sobre o ado, o presente e o futuro da nossa cultura em um país cuja política está completamente voltada para a destruição.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Conheça A Odsseia, site de cultura pop do Podseia

Na noite do dia 29 de julho, uma quinta-feira sombria, um dos galpões da Cinemateca de São Paulo pegou fogo. Apesar de algumas confirmações estarem pendentes, o local era preenchido por milhares de documentos históricos relacionados ao cinema nacional, sejam eles filmes, roteiros não filmados ou até mesmo contratos de fomento que foram decisivos em inúmeros momentos da nossa história com a sétima arte.

No entanto, essa fatalidade – que transformou uma parte decisiva da nossa herança cultural em cinzas sem nenhuma possibilidade de recuperação – não pode ser classificada como uma surpresa. Foi uma tragédia anunciada tanto pelos meses de desmonte organizados pelo governo, quanto pelos funcionários (sem salário) que colocaram toda a sua energia em uma vaquinha que deixava claro como o desprezo poderia nos conduzir até essa noite repleta de tristeza.

E, se nós deixarmos esse momento ar despercebido, outros museus enfrentarão o mesmo destino. Afinal, os políticos que estão na liderança da nação não ligam – nem um pouquinho – para a nossa história, para a nossa cultura ou para o nosso cinema. Isso quando eles não fazem questão de usar entrevistas para diminuir uma parte tão importante do nosso país.

Para falar um pouquinho sobre a Cinemateca e outros detalhes que cercam esse incêndio, nós convidamos o Pedro Guedes (cineasta e crítico no site Depois do Cinema). Tem uma linha do tempo da destruição, exemplos bobos sobre a fragilidade do material perdido, algumas palavras sobre a importância de preservar, e críticas direcionadas a influencers da bolha cinéfila que não falaram sequer uma palavra sobre o assunto antes e depois do desastre.

Logo, se você quer saber mais sobre a situação do nosso cinema em meio ao desmonte da cultura (e desabafar, é claro), não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa conversa incrível.

Perguntinha extra

Existe alguma esperança no futuro da Cinemateca?

OBS 1: Os temas mudam, mas a Cinemateca Brasileira continua ando dificuldades. Por isso confira o link do crowdfunding emergencial organizado pelos funcionários. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.

OBS 2: A CineSala, um cinema de rua muito importante de São Paulo, também está precisando de ajuda para realizar reformas e se adequar as normas sanitárias. Confira aqui a campanha que eles estão fazendo!

OBS 3: A conversa com o Pedro Guedes foi gravada via Skype. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.

OBS 4: Quer falar mais sobre criatividade? Quer participar dos podcasts com ideias e perguntas? Procure aodisseia.com no Telegram ou clique aqui, e converse com a gente!

Quem participou desse Montagem Paralela:

Flávio Pizzol | Instagram: @f.pizzol | Twitter: @pizzolguto | Letterboxd
Pedro Guedes | Instagram: @_pedroguedes_ | Twitter: @_PedroGuedes_ | Letterboxd

Podseia

O Podseia surgiu com o intuito de transformar em voz tudo que nossos textos diziam sobre o universo Geek. A cultura pop é um ambiente vasto e nossos programas são pautados pela diversidade dos temas. Temos um elenco fixo e recebemos convidados de outros sites e colunas para integrar nossos debates. A cada 15 dias lançamos um programa diferente, sempre atualizando nossos conteúdos. Integram este cast: Felipe Hoffmann, Flavio Pizzol, Vinícius Barcelos e Tiago Soares.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.