Coluna Vitor Vogas
Michelle Bolsonaro: “Estamos lutando contra espíritos do mal”
Misturando retórica bélica com linguagem bíblica, primeira-dama fez um raro discurso, bastante sintonizado com a estratégia do marido

Michele Bolsonaro (à direita) ao lado de Bolsonaro na Marcha para Jesus em Vitória (23/07/2022)
Em sua campanha pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou neste sábado, durante sua agem por Vitória, que pretende lançar mão de uma arma pouco sacada por ele até aqui: a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Durante a Marcha para Jesus, realizada na Praça do Papa, a mulher do presidente não só o acompanhou como fez um raríssimo discurso, dirigido aos apoiadores do marido que se aglomeraram em frente ao palco para orar e para prestigiá-lo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Michelle não dá entrevistas à imprensa e faz poucas aparições públicas. Mas o destaque assumido por ela durante o ato político-religioso na capital capixaba sinaliza que ela pode adquirir maior protagonismo no decorrer da campanha. No dia 2 de julho, Michelle também discursou ao lado de Bolsonaro na Marcha para Jesus, edição Brasília.
Em Vitória, a primeira-dama falou por pouco mais de dois minutos. Embora curta, sua fala foi muito reveladora e bastante sintonizada com a retórica de campanha do próprio Bolsonaro. Misturando a linguagem bélica com a linguagem bíblica, Michelle apresentou a campanha eleitoral pela reeleição do marido nos termos de uma batalha do bem contra ou mal, ou, para repetir suas palavras exatas, uma luta “contra os espíritos do mal”. Por analogia, estes seriam os adversários eleitorais de Bolsonaro – notadamente, o ex-presidente Lula (PT) e seus apoiadores.
Michelle começou citando a Bíblia e pedindo orações: “Orem pela nossa nação. Vamos nos posicionar. Quando o ímpio governa, a nação geme. Mas quando o justo governa, o povo se alegra. Aleluia!”
Após agradecer “por cada sorriso, por cada manifestação de carinho”, a primeira-dama pediu ajuda aos fiéis que ali estavam para louvar a Deus e ao presidente, no evento organizado pelo Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp-ES); ajuda contra “o espírito do mal”, para que “as portas do inferno não prevaleçam contra a nação”.
“Nos ajudem, irmãos! Não deixem que o espírito do mal entre na igreja santa do Senhor. Não permita. Nós declaramos que o Brasil é do Senhor. E o Senhor, do alto dos céus, está olhando para nós neste momento. Declaramos que as portas do inferno não prevalecerão contra ela e nem contra a nossa nação, que tem prosperidade e tem promessas do Senhor. Uma terra santa, uma terra fértil, onde tudo que brota dá. Nós temos promessas, que aqui será celeiros de bênçãos para outras nações.”
Em seguida, aprofundando a retórica do “nós contra eles”, Michelle afirmou que quem se levanta contra eles está se erguendo contra Deus. “Nós acreditamos, nós confiamos na palavra do Senhor. E Deus irá fazer justiça na vida daqueles que se levantam contra ela, porque não estão se levantando contra a gente, estão se levantando contra Ele”, disse a primeira-dama, apontando para o céu nesse momento.
Por analogia, os Bolsonaro e os bolsonaristas seriam representantes diretos de Deus na nação brasileira, logo quem quer que se oponha a eles está contra o próprio Senhor.
Michelle encerrou seu pronunciamento com um último pedido aos “irmãos”:
“Eu peço, irmãos, que vocês permaneçam firmes, porque é uma batalha, sim. Não estamos lutando contra homens e mulheres. Estamos lutando contra espíritos do mal. E nós cremos que o Senhor Jesus vai vencer. A palavra do Senhor jamais voltará vazia.”
Por essa linha retórica, pode-se inferir que a vitória espiritual do Senhor Jesus corresponderia à vitória político-eleitoral do marido dela. E vice-versa.
A agem por Vitória
Bolsonaro e a primeira-dama chegaram a Vitória na manhã deste sábado, no Aeroporto de Vitória. Foram recebidos por políticos, pastores e outros apoiadores no Espaço Patrick Ribeiro, localizado no estacionamento do aeroporto, onde foi celebrado um pequeno culto.
Em seguida, como tem feito país afora, Bolsonaro (sem capacete) seguiu à frente de uma “motociata”. O cortejo de motociclistas atravessou a Terceira Ponte, seguiu pela Rodovia do Sol até a altura da Praia de Itaparica e depois retornou pelo mesmo trajeto, até a Praça do Papa.
Políticos presentes
No trio elétrico montado pela organização do evento no local, ao lado do presidente e da primeira-dama, compareceram políticos do Espírito Santo que apoiam a reeleição do presidente.
Entre eles, o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), pré-candidato a governador do Estado; o ex-senador Magno Malta (PL), pré-candidato ao Senado; os deputados federais Soraya Manato (PTB), Neucimar Fraga (PP) e Lauriete (PSC), pré-candidatos à reeleição; os deputados estaduais Rafael Favatto (Patriota), pré-candidato a deputado federal, e Capitão Assumção (PL), pré-candidato à reeleição; o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael (PSD), pré-candidato a deputado estadual; e o Tenente Assis (PTB), pré-candidato a deputado federal.
Manato, Magno, Soraya, Assumção e Assis acompanharam Bolsonaro na motociata.
Apoiados por Bolsonaro
Nesta semana, Bolsonaro gravou um vídeo ao lado de Manato e Magno em Brasília, anunciando a convenção do PL em Vitória, no próximo dia 30, e chamando-os, respectivamente, de “nosso pré-candidato ao governo do estado” e “nosso pré-candidato ao Senado”. Desejou boa sorte aos dois.
Público presente
De acordo com estimativas oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, aproximadamente 30 mil pessoas a pé e 10 mil motociclistas participaram dos eventos deste sábado.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
