Coluna Inovação
Instituto da Ufes desenvolve pesquisa para criar cérebro artificial
O objetivo é desenvolver pesquisas para benefícios da indústria relacionados à área de Inteligência Artificial (IA).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I²CA) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolve pesquisas para o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de simular a performance humana, chegando a conclusões próprias e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas frente a assuntos de alta complexidade. O objetivo é beneficiar a indústria nas áreas de Cognição Visual Artificial, Mobilidade Autônoma, Interação Autônoma Inteligente e outros segmentos relacionados à área de Inteligência Artificial (IA).
O Espírito Santo pode e deve ser uma referência em tecnologia em vez de ficar apenas como consumidor. Ter um centro de pesquisa pode facilitar a chegada de tecnologias aos capixabas e a cada dia percebemos como é importante o uso da inteligência artificial. Em entrevista à coluna Inovação, do consultor Evandro Milet, o professor emérito da Ufes Alberto Ferreira de Souza, que está à frente do I²CA, detalha o avanço das pesquisas e como o desenvolvimento de um cérebro artificial pode beneficiar a economia.
ASSISTA
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
