fbpx

Vida e Carreira

Cuidar da cultura organizacional é essencial para combater preconceitos

Publicado

em

Manter o fluxo comunicacional e até mesmo operacional de uma empresa depende da existência de uma certa consonância entre os indivíduos que a integram. Parte dessa responsabilidade está incumbida à disseminação da cultura organizacional dentro do ambiente de trabalho. Ela é a responsável por criar diretrizes não-formais da maneira como os fatos diários tendem a se desenrolar dentro da dinâmica empresarial.

Também cabe a este conceito um posicionamento concreto dos dirigentes sobre questões éticas específicas, como a exigência do estabelecimento de relações onde sejam ausentes os diversos tipos de preconceitos, medida esta que deverá guiar não apenas o pensamento dos funcionários, mas também as ações práticas em todos os setores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na coluna Vida e Carreira desta quarta-feira (19), a psicóloga e especialista em Recursos Humanos Vânia Goulart comenta sobre a consolidação dos hábitos e costumes dentro das empresas e aponta a importância dela para evitar situações indesejadas.

Luciana Lessa

Profissional com sólida carreira em Gestão de Pessoas em empresas de diferentes segmentos (tecnologia, consultoria, indústrias, serviços, varejo, financeira, construção civil e transportes). Especialista em temas como estratégia, cultura, gestão de mudanças, desenvolvimento de lideranças, reconhecimento, employer branding e employee experience, recrutamento e selecao, engajamento e bem-estar, educação corporativa, carreira e sucessão. Mestre em diversidade etária e inovação pela Fucape. Mentora e coach, professora de cursos de pós graduação no ES e em outros estados. Professora de gestão de pessoas da Faesa, UVV, Sustentare, IEL. Tem cases escritos em livros de diferentes autorres como "Design de aprendizagem" da Flora Alves, "Uma nova (des)ordem organizacional e “Ensaios por uma empresa mais consciente” do Marco Ornellas e "Repensando o RH", do JP Coutinho.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.