fbpx

xColunas

Casagrande e o caminho aberto por Witzel e Eduardo Leite

Publicado

em

Primeiro, foi o governador do Rio, Wilson Witzel. Agora, quem avançou no caminho do “distanciamento controlado” foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). A partir desta quinta-feira (16), as regras mais duras de isolamento social serão mantidas em apenas 48 dos 497 municípios gaúchos. Na prática, ela vai se restringir  à região metropolitana de Porto Alegre e às cidades da Serra Gaúcha. Nos outros municípios, os prefeitos estão autorizados a liberar o funcionamento de setores do comércio, “com a necessária obediência de protocolos de higiene e proteção”. lembrou o governador.

A decisão de Eduardo Leite foi embasada principalmente no resultado de um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) sobre o avanço da doença em solo gaúcho. Esse estudo levou a duas conclusões importantes por parte do governo: a) surgiu uma estimativa mais aproximada da realidade sobre o número de pessoas infectadas pelo vírus, mas ainda não incluídas em estatísticas oficiais; b) deixou clara a concentração dos casos de covid-19 no estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os dados sobre os números reais de infecções são alarmantes. Oficialmente, o Rio Grande do Sul tem 762 casos. A pesquisa aponta para 5.650 infectados. Mas mais de 70% dos casos estão concentrados nas duas regiões onde as medidas restritivas serão mantidas. Eduardo Leite trilhou o caminho aberto por Wilson Witzel, quando este flexibilizou as regras de isolamento em três dezenas de municípios do Rio nos casos não houve registro da doença.

E nessa trilha pode entrar o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Assim como ocorre com todos os governadores, Casagrande vem sendo pressionado a reduzir as regras de isolamento no estado. Ao olhar o mapa de ocorrências no estado, a concentração dos casos fica evidente. Se levarmos em consideração apenas as quatro cidades da Grande Vitória, eles somam 4.016 das 5.226 notificações registradas oficialmente até o momento. Se acrescentarmos Viana, Aracruz e Guarapari, chegamos a 4.266. Linhares, com 163, e Colatina, com 97, completam a lista das cidades onde existe uma concentração maior de notificações. Quando falamos em casos confirmados, 92,31% dos 754 existentes no Espírito Santo estão concentrados em 10 municípios: Vila Velha, Serra, Vitória, Cariacica, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Viana e Guarapari. Juntas, essas cidades somam 696 casos da doença.

Há, lógico, quem se posicione contra esse tipo de isolamento. Especialistas lembram, por exemplo, do risco existente com a chegada de uma pessoa ou uma família infectada para uma cidade ainda não tocada pelo covid-19. Em outros países, como a Coreia do Sul, por exemplo, a concentração de pessoas em cultos religiosos foram o foco básico de disseminação do coronavírus.

Casagrande tem se reunido com representantes de vários setores para buscar saídas para o relaxamento do isolamento no estado. O governador está prensado entre a necessidade de preservar o sistema de saúde e o anseio de vários setores econômicos de normalizar suas atividades. Para muitos integrantes desses setores, há exagero na manutenção do isolamento adotado até aqui. Para muitos integrantes do governo, é exagero pensar na liberação dessas regras, por conta do risco ao qual seria submetida a população. A solução pode estar no caminho do meio. Witzel entrou nele, Eduardo Leite foi mais fundo. Casagrande dará a resposta sobre o que fará neste final de semana, quando ele terá de renovar (ou não) as regras de isolamento por ele estabelecidas semanas atrás.

Antonio Carlos Leite

Antonio Carlos tem 32 anos de jornalismo. E um tempo bem maior no acompanhamento das notícias. Já viu muitos acontecimentos espantosos. Mas sempre se sente surpreendido por novos fatos, porque o inesperado é a maior qualidade das coberturas jornalísticas. E também da vida...

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.