IBEF Academy
A importância do debate para o aprendizado
- Por Marcel Damásio
Neste mês de novembro, estamos encerrando nosso ciclo de formação IBEF Academy 2020 e iniciando o processo seletivo para receber novos associados em 2021. Para apresentar melhor o IBEF Academy, decidi escrever este artigo contando um pouco da minha experiência nesse primeiro ano do ciclo e o quanto ele contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mas, antes, vou contar como cheguei ao IBEF. No início de 2019, decidi buscar mais conhecimento sobre temas como gestão, finanças e economia. Assim, ei a ler livros, acompanhar notícias e escutar podcasts voltados a esses assuntos frequentemente. Com o ar dos meses, senti falta de ter com quem debater sobre o que eu estava aprendendo e percebi que precisava me aproximar de pessoas que pudessem contribuir com o meu aprendizado.
Enquanto refletia sobre isso, eu me dei conta de que há meses meus amigos Alexandre Pedroni e Felipe Candeia vinham me convidando para os eventos do IBEF Jovem e eu sempre priorizava outros compromissos (obrigado por terem insistido). Assim, decidi participar do IBEF Hour de novembro daquele ano e avaliar se ali eu encontraria o ambiente que estava procurando.
E que evento foi aquele! Uma mesa-redonda sobre os desafios e as oportunidades do mercado financeiro do Espírito Santo com a participação dos craques Michel Sarkis, Márcio Furtado e Felipe Rigoni. Fiquei impressionado com o alto nível do bate-papo, o ambiente aberto a perguntas, a mediação impecável do ibefiano jovem Marco Antônio e a recepção amigável na confraternização após o evento. Naquele dia, tive a certeza de ter encontrado o ambiente de aprendizado que eu buscava. Então, ali mesmo, preenchi minha ficha de associação e ei a fazer parte do IBEF Jovem.
Mal sabia eu que a decisão sairia melhor que a encomenda. Poucas semanas depois, a diretoria do IBEF Jovem anunciou a criação de um ciclo de formação voltado para jovens interessados no desenvolvimento pessoal pautado em temas como economia, finanças, gestão e liderança, em um ambiente colaborativo e aberto a debates. Nem pensei duas vezes e já fiz logo minha inscrição para o processo seletivo.
Desde então, ei a conviver com outros jovens igualmente interessados no aprimoramento de suas habilidades de liderança e comunicação, com muita sede de aprender e debater sobre o contexto econômico capixaba e brasileiro. No decorrer de 2020, estudamos livros, promovemos debates pautados na liberdade econômica, participamos de workshops e palestras com gigantes, como Renan Chieppe, Arilton Teixeira, André Bona, Marcelo Takahashi e muitos outros.
O IBEF Academy tem sido essencial no aprimoramento das minhas habilidades de comunicação e no meu aprendizado contínuo. Mais do que conhecimento, esse ciclo de formação vem me mostrando o quão valioso é conviver com pessoas com quem possamos debater ideias comuns e, principalmente, ideias divergentes.
Você também está em busca de um ambiente que fomente a integração entre pessoas que voluntariamente contribuem para o seu desenvolvimento em temas como liderança, gestão, economia e finanças? Então te convido a se associar ao IBEF e conviver com pessoas que certamente irão contribuir para o seu crescimento pessoal.
Sobre o Autor

Marcel Damásio. Foto: Divulgação
Marcel Damásio é graduado em Ciências da Computação pela UFES, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV/MMurad e atualmente é Coordenador de Inovação em Meios de Pagamento no Banestes.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
