Darlan Campos
A importância da diferenciação em uma campanha ou mandato parlamentar
Nesta publicação, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político fala sobre a importância da diferenciação em uma campanha eleitoral ou mandato parlamentar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No fundo, a estratégia é o contraste. O contraste é entendido como diferenciação e não como ataque. É preciso se diferenciar na forma, na substância, nos símbolos, nas imagens, nas ideias e propostas. Diferencie-se de todos os adversários e até dos seus antecessores ou colegas de partido.
Veja três alternativas para a construção de diferenciação:
A narrativa
A narrativa permite-nos diferenciar-nos quando, em vez de falar do problema, definimos as verdadeiras causas que devemos atacar, quando falamos da “raiz”. Para fazer isso com eficácia, precisamos de uma narrativa que conte uma história com uma ameaça, uma oportunidade, vítimas, vilões, soluções e um herói.
O posicionamento
A estratégia em uma campanha envolve garantir que os cidadãos nos percebam como diferentes em torno de um eixo de debate público que nos é favorável. Não se trata apenas de nos identificarem à parte dos demais candidatos, nosso posicionamento deve nos fazer ver como parte da solução do problema que vivemos e nossos adversários como parte do problema.
A definição do oponente
A definição do adversário não significa apenas “rotulá-lo”, devemos primeiro definir quem é o adversário. Em uma campanha, quem define o adversário correto vence. Recomendação -à pense bem quem é o nosso adversário e procure defini-lo de forma contundente e simples.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
