Coluna Vitor Vogas
Os secretários do governo Casagrande que apoiam Luiz Paulo em Vitória
Praticamente metade dos secretários de Estado que compõem o governo Casagrande (PSB) está a apoiar Luiz Paulo Vellozo Lucas para prefeito de Vitória

Foto oficial do secretariado escalado para o início do terceiro governo de Renato Casagrande. Foto: Hélio Filho/Secom
Praticamente metade dos secretários de Estado que compõem o governo Casagrande (PSB) está a apoiar Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para prefeito de Vitória. É o que se deduz de um vídeo publicado pelo ex-prefeito em seu Instagram na última segunda-feira (26). O post é o registro de uma reunião realizada há poucos dias, na sede do União Brasil, na Enseada do Suá, para a qual a campanha de Luiz Paulo convidou os membros do mais alto escalão do Governo do Estado. Quase todos compareceram.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Não quer dizer que todos eles, necessariamente, apoiem Luiz Paulo. Mas a presença é, por si mesma, um gesto para lá de eloquente. Até porque o encontro teve precisamente o objetivo de arregimentar apoios junto ao secretariado de Casagrande e mobilizar esse time de secretários na campanha do candidato do PSDB. E muitos deles confirmaram mesmo o apoio, ou explicitando-o na publicação do candidato, ou falando depois à coluna.
O time de apoiadores é eclético: vai da secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo (PSB), ao chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar.
“Peço o voto, peço a militância, peço a dedicação, e espero que vocês sintam que esse projeto é o projeto de cada um de vocês”, declarou Luiz Paulo aos seus ex-colegas no governo. Até abril, ele era subsecretário estadual de Integração e Desenvolvimento Regional, mas precisou entregar o cargo, precisamente, para disputar as eleições.
“Se a gente juntar este grupo aqui que lidera o Estado, a gente vai ganhar a eleição”, discursou o candidato a vice-prefeito de Luiz Paulo e presidente municipal do União, Victor Ricciardi.
Com o mesmo espírito – e mais autoridade –, o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), falou aos colegas de governo:
“Se a gente puder estar juntos, eu acho que isso é muito importante. Importante a gente multiplicar esses nossos esforços. E agora tem que exercer esse papel de líder, conversando, dialogando, no ambiente que a gente puder, pra falar da importância desse projeto liderado pelo nosso candidato a prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas”.
Conhecida por todos como Manu, a secretária estadual de Governo, Emanuela Pedroso, resumiu a essência da união de forças ali forjada: “E eu vou com sangue no olho, pra cima, porque, se esse é o projeto do governador, esse precisa ser o nosso. Então vamos juntos!”, exortou. A secretária é filiada ao Podemos, partido que, oficialmente, não apoia nenhum candidato a prefeito de Vitória.
Compareceram à reunião política, a convite de Luiz Paulo:
. Alberto Gavini, diretor-geral da Aderes e presidente estadual do PSB; fez fala de apoio
. Benício Costa, secretário estadual da Fazenda
. Coronel Aguiar, secretário-chefe da Casa Militar; confirma o apoio
. Cyntia Grillo (PSB), secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social
. Emanuela Pedroso (Podemos), secretária estadual de Governo; fez fala de apoio
. Enio Bergoli, secretário estadual de Agricultura
. Eustáquio de Freitas (PSB), diretor-presidente do DER-ES; fez fala de apoio
. Fábio Damasceno (PSB), secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura
. Felipe Rigoni, secretário estadual de Meio Ambiente, presidente estadual do União Brasil e coordenador da campanha de Luiz Paulo
. Jacqueline Moraes (PSB), secretária estadual das Mulheres
. Juninho Abreu, secretário-chefe da Casa Civil; fez fala de apoio
. Nara Borgo (PSB), secretária estadual de Direitos Humanos; confirma o apoio
. Philipe Lemos (PDT), secretário estadual de Turismo
. Ricardo Ferraço, vice-governador, secretário estadual de Desenvolvimento e presidente estadual do MDB; fez fala de apoio
. Valésia Perozini (PSB), chefe de gabinete do governador; confirma o apoio
A julgar pela legenda do próprio Luiz Paulo em seu post, ele não tem a menor dúvida de que todos os presentes à reunião o estão apoiando:
“Vitória precisa voltar a ser protagonista em boa gestão, qualidade de serviços e referência, assim como é o Governo do Estado sob a liderança do Governador Casagrande e todo esse time! É uma honra ter esse apoio na caminhada! Vamos juntos!”
A coligação de Luiz Paulo, “Vitória pro Futuro”, é formada pela Federação PSDB/Cidadania (de Luiz Paulo), pelo União Brasil (do vice dele), pelo PSB (de Casagrande), pelo MDB (de Ricardo Ferraço) e pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Constatação 1
Nem todos os secretários presentes são filiados a partidos pertencentes à coligação do tucano. Philipe Lemos é do PDT, sigla que está na coligação de João Coser (PT). Em resposta à coluna, ele não tomou partido:
“Fui convidado a participar da reunião de Luiz Paulo, bem como estive com João. Os dois são ótimos gestores, fazem parte da política do nosso estado, tenho respeito e iração. Sigo acompanhando o movimento político da capital”.
Alguns dos presentes não têm filiação partidária, caso do Coronel Aguiar (militar da reserva). Ele afirmou à coluna que Casagrande, democraticamente, liberou os secretários para escolherem quem quiserem apoiar. “Eu fiz a opção pelo Luiz Paulo.”
Desde junho, Casagrande tem dito que, em Vitória, apoia e recomenda voto tanto em Luiz Paulo como em Coser. O PT também está no seu governo, inclusive no 1º escalão, com a Secretaria de Estado de Esportes.
Constatação 2
Dos secretários estaduais filiados ao PSB, só o de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas, não compareceu à reunião com Luiz Paulo. Nesse espólio, não restou quase ninguém para Coser.
