fbpx

Coluna Vitor Vogas

MDB rachado ao meio: eleição entre Rose e Lelo termina empatada

Placar da convenção estadual foi 27 a 27. Definição sobre presidência do partido no ES segue indefinida. Rose e Lelo tentarão construir um acordo nos próximos dias

Publicado

em

Lelo Coimbra e Rose de Freitas, durante a convenção do MDB-ES

Os emedebistas do Espírito Santo seguem sem saber quem será o próximo presidente estadual do partido. Numa inédita demonstração de equilíbrio de forças, a votação para escolha do próximo Diretório Regional da sigla terminou rigorosamente empatada, na convenção estadual realizada nesta quinta-feira (21), no cerimonial Oásis, no bairro Santa Lúcia, em Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Medindo forças, estavam a ex-senadora Rose de Freitas, presidente estadual do MDB desde março de 2021, e seu desafiante, o ex-deputado federal Lelo Coimbra, à frente das respectivas chapas. Havia 58 filiados com direito a voto, representando 53 municípios capixabas. Mas apenas 54 votaram. E esse colégio eleitoral dividiu-se literalmente ao meio: cada chapa obteve exatos 27 votos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Com esse resultado, o partido entrou em um ime no Espírito Santo. No momento, ninguém sabe dizer quem será o(a) próximo(a) presidente estadual.

Logo após a contagem dos votos e a proclamação do resultado, Rose e Lelo conversaram por alguns minutos em separado. Depois disso, anunciaram à militância e à imprensa que, nos próximos cinco dias, buscarão um entendimento, isto é, a construção de um acordo para a definição dos ocupantes do próximo Diretório Regional (formado por 71 membros), da próxima Comissão Executiva (órgão máximo de direção partidária no Estado, composto por 13 integrantes) e do próximo presidente da Executiva.

A construção desse acordo, segundo ambos, será mediada pela Executiva Nacional do MDB, presidida pelo deputado federal Baleia Rossi (SP). Os dois buscarão a arbitragem da direção nacional.

Segundo Rose, o prazo de cinco dias para a busca desse entendimento poderá ser prorrogado.

O mandato de Rose como presidente do órgão diretivo provisório do MDB-ES vence à meia-noite desta quinta-feira. Até o encerramento da convenção, havia informações desencontradas sobre quem assumirá a presidência a partir da meia-noite e nos próximos dias, enquanto Lelo e Rose estiverem a buscar uma solução consensual para o imbróglio.

Tanto Lelo como Rose reconhecem que o resultado da votação é uma evidência inequívoca de que o MDB está dividido no Espírito Santo.