Coluna Vitor Vogas
Grupo de Vandinho assume o controle do PSDB em Vila Velha. E Max?
Após debandada do grupo do ex-prefeito, Richard Graciotti foi eleito presidente municipal do partido à frente de chapa única. Ele é próximo a Vandinho

Max Filho e Vandinho Leite
O espaço de Max Filho no PSDB, que já era exíguo, ficou ainda mais diminuto. O grupo político do ex-prefeito acaba de perder oficialmente o controle do partido em Vila Velha, reduto eleitoral de Max. Ontem (30), em convenção municipal, o assessor parlamentar Richard Graciotti, ligado ao deputado estadual Vandinho Leite, foi eleito presidente da Comissão Executiva do PSDB em Vila Velha, com dois anos de mandato pela frente. A informação foi dada à coluna pelo próprio Richard.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Aliado de Vandinho, o novo presidente municipal ocupa cargo comissionado na Supervisão do Procon da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado estadual tucano. Ele chegou à presidência do PSDB em Vila Velha à frente da única chapa inscrita na convenção, formada majoritariamente por outros aliados de Vandinho, presidente do PSDB no Espírito Santo.
A chegada do grupo de Vandinho ao comando do partido em Vila Velha representa uma derrota interna para Max, tornando ainda mais inóspito o ambiente para ele no PSDB e ainda mais improvável sua permanência na sigla. Nos últimos meses, Max tem se desentendido publicamente com Vandinho.
No decorrer do mês de agosto, o afastamento político entre os dois se aprofundou. A eleição da nova direção do PSDB em Vila Velha foi marcada pela renúncia dos aliados de Max aos cargos que ocupavam na Executiva Municipal Provisória e pelo boicote deles à convenção municipal, sob a alegação de que o grupo de Vandinho teria manipulado as regras da disputa em benefício próprio. A acusação é rechaçada por Vandinho.
Agora, a situação de Max parece insustentável no partido, mas ele evita antecipar o que fará. “Vamos avaliar, sem pressa, especialmente com os companheiros que vão disputar a eleição. O prazo é abril do ano que vem. Vamos discutir com os companheiros. Esse rapaz é assessor do deputado Vandinho, não é isso?”, pergunta retoricamente, em alusão a Richard Graciotti.
“O problema não é nem o rapaz, mas a hostilidade criada pela direção estadual. O rapaz é um cumpridor de tarefas”, completa o ex-prefeito.
Entenda o conflito
Na cidade governada por Max Filho por três mandatos (de 2001 a 2008 e de 2017 a 2020), Vandinho Leite nomeou uma Executiva Municipal Provisória em 18 de julho, com mandato vigente até 31 de agosto. Essa Executiva era formada por cinco aliados de Max, tendo por presidente Roberto Beling (secretário de Educação em gestões de Max) e por secretário Nerci Pereira, um antigo colaborador do ex-prefeito.
Seguindo o calendário oficial baixado pela direção nacional do PSDB, Vandinho determinou, em julho, que todas as Executivas Municipais do partido no Espírito Santo convocassem e realizassem sua convenção para escolha do novo Diretório Municipal, de 1º a 31 de agosto.
Sob o comando provisório dos aliados de Max, a Executiva do PSDB em Vila Velha marcou a convenção municipal para o dia 14 de agosto. Segundo Nerci, as regras inicialmente informadas pela Executiva Estadual para a realização das convenções municipais previam prazo para recebimento de chapas até 12 dias antes da data da convenção. Portanto, o prazo iria até o dia 2 de agosto.
Entretanto, ainda segundo Nerci, a Executiva Estadual mudou as regras do jogo, dilatando esse prazo. Ato contínuo, foi registrada uma chapa encabeça pelo advogado Marcos Felix, mais conhecido como Kiko, aliado de Vandinho Leite. Em protesto, no dia 10 de agosto, os cinco companheiros de Max que compunham a Executiva Provisória cancelaram a convenção marcada para o dia 14, renunciaram aos respectivos cargos e desistiram de participar da eleição interna. Nerci Pereira desfiliou-se do PSDB.
Na versão de aliados de Vandinho, o que ocorreu na verdade foi outra coisa: os companheiros de Max teriam renunciado aos cargos e à disputa tão somente porque perceberam que a derrota seria inevitável, caso tivessem insistido em bater chapa e ir para o enfrentamento na convenção. Pressentindo o revés certo e iminente, teriam batido em retirada para evitar o constrangimento de perder “jogando em casa”, mesmo “tendo o mando de campo”.
Seja como for, com a renúncia dos maxistas, o PSDB de Vila Velha ficou sem representação por um dia.
No dia 11 de agosto, Vandinho nomeou uma nova Comissão Executiva Municipal Provisória, formada por outros cinco membros e presidida por Marcos Felix, o Kiko. Foi marcada nova data para a convenção municipal, em 30 de agosto, com prazo para inscrição de chapas até 20 de agosto. Só foi registrada a chapa de Richard e do próprio Kiko, eleita ontem pelos convencionais.
