Coluna Vitor Vogas
Cinco novos vereadores: como fica a relação da Câmara com Euclério
Mesmo com mudança de mais de ¼ da composição do plenário, prefeito manterá hegemonia na Casa, que seguirá sem nem sequer um parlamentar de oposição

Da esquerda para a direita: Ronildo Andrade, Sargento Nunes, Ilma Siqueira, Zety Araújo e Marcos Palinha. Foto: Vitor Vogas
Nominalmente, a mudança é grande. Nesta segunda-feira (27), cinco dos 19 vereadores de Cariacica foram substituídos, o equivalente a mais de um quarto (¼) da Câmara Municipal. No lugar dos cinco parlamentares cassados no último dia 13 por fraude à cota de gênero praticada pelos respectivos partidos na eleição municipal de 2020, a Justiça Eleitoral declarou ontem cinco novos eleitos:
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
- Ilma Siqueira (candidata pelo PSDB em 2020, agora no MDB)
- Marcos Palinha (candidato pelo PCdoB em 2020, ainda no partido)
- Sargento Nunes (candidato pelo PTC, atual Agir, em 2020, agora sem partido)
- Ronildo Andrade (candidato pelo DC em 2020, agora no Republicanos)
- Zety Araújo (candidata pelo DEM em 2020, agora no PSD)
Entretanto, se a mudança nos nomes é significativa, o mesmo não se pode dizer a respeito do relacionamento da Câmara de Cariacica com o prefeito e com a istração de Euclério Sampaio (MDB). Ao contrário, nesse aspecto a troca de cinco vereadores será quase, literalmente, como trocar seis por meia-dúzia. Num Parlamento onde não encontra simplesmente nenhum vereador de oposição, Euclério continuará nadando de braçada.
Questionados individualmente pela coluna, os cinco novos parlamentares declararam sem hesitar que chegam à Câmara como aliados de Euclério e para reforçar a base parlamentar do atual prefeito. Hegemonia preservada, correlação de forças inalterada.
A fila é puxada por aquela que é, disparadamente, a mais experiente dos cinco vereadores que foram declarados eleitos. Ilma Siqueira está indo para o seu sexto mandato na Câmara de Cariacica (este bem curto, com cerca de sete meses de duração).
Ilma Siqueira (MDB)
O primeiro deles, ela o exerceu pelo então PMDB (atual MDB). Os demais, pelo PSDB, partido pelo qual Ilma concorreu em 2020. Agora, ela está de volta ao MDB, sigla pela qual disputará a reeleição. É, desde outubro de 2023, o partido de Euclério Sampaio. Até por isso, Ilma retorna à Câmara para engrossar a base do prefeito e apoia a sua reeleição.
“Volto à Câmara como membro da base. Trabalhei com o prefeito, estava na istração dele e vejo que, para nós, como políticos e vereadores, não tem prefeito melhor. A cidade cresceu, se desenvolveu. Aquilo que alguns prefeitos diziam que não podiam fazer o prefeito Euclério fez. Trouxe renovação. Cariacica hoje está com nova cara.”
Ronildo Andrade (Republicanos)
Afora Ilma, o único dos cinco com agem anterior pela Câmara é Ronildo Andrade, mas foi uma experiência bem curta e há muito tempo: um mandato tampão, entre 1999 e o ano 2000. Agora ele volta à Câmara e vai tentar renovar o mandato pelo Republicanos, partido que já declarou apoio a Euclério e fará parte da coligação do prefeito.
“Sou aliado do prefeito. Tudo o que for bom para o nosso município tem o meu aval”, afirma Ronildo, que representa a Grande Nova Rosa da Penha.
Sargento Nunes (sem partido)
Atualmente sem partido – como militar, ele só precisa estar filiado durante o período de campanha –, o Sargento Nunes também rende elogios a Euclério e diz apoiar sua reeleição.
“A princípio, chego à Câmara como aliado, porque o prefeito tem feito um bom trabalho no município. É fato. Não tem por que ser oposição. Vamos trabalhar para aprovar os projetos em favor da população.”
Nunes concorreu a vereador em 2020 com o nome de urna Sargento Nunes (sua patente, então, na Polícia Militar do Espírito Santo). Depois disso foi promovido a subtenente. Mas manterá Sargento Nunes como seu nome no do plenário e como nome de urna na disputa pela reeleição.
Zety Araújo (PSD)
Hoje no PSD, Zety Araújo também é só elogios à gestão de Euclério, declarando-se aliada e apoiadora dele:
“Chego como aliada do prefeito. Temos visto que o trabalho dele tem sido muito bom para o nosso município. Eu fui apoiadora dele para ele estar hoje lá. E sou muito grata a ele por tudo. A minha comunidade mesmo não tinha uma rua pavimentada. Hoje nós temos onze ruas asfaltadas, temos praça na nossa comunidade e temos visto como nosso município tem crescido com o trabalho dele. Só queremos contribuir”, afirma a nova parlamentar, que chega à Câmara para seu primeiro mandato, como representante da região de Santa Rosa, na Grande Flexal.
Marcos Palinha (PCdoB)
O caso mais inusitado é o de Marcos Palinha. Dos cinco, ele é o único que não disputará a reeleição, contentando-se com a curta experiência de sete meses no Legislativo. Filiado ao PCdoB, ele afirma que decidiu apoiar para vereador o presidente municipal do seu partido, Nelson Baby. “Quero apoiar um amigo que é mais novo e tem mais dinâmica.”
O PCdoB faz parte da Federação Brasil da Esperança (Febrasil), também composta por PT e PV. Os dois parceiros de federação têm seus próprios pré-candidatos à Prefeitura de Cariacica: o PT, a educadora Célia Tavares (opositora de Euclério); o PV, o ex-vereador Heliomar Costa Novais (não opositor).
O posicionamento do agora vereador Marcos Palinha é mais uma prova de como hoje, em Cariacica, o PT não está falando a mesma língua política que os seus dois parceiros de federação. Enquanto o PT mantém postura crítica ao governo de Euclério, o PV e o PCdoB apoiam a sua istração. Assim como o presidente municipal do PCdoB, Palinha diz apoiar, a princípio, a reeleição de Euclério. Fará parte de sua base, sem dúvida, na Câmara Municipal:
“Nós somos aliados do prefeito Euclério. A gente vê que ele vem fazendo um ótimo trabalho, então não tem por que estar contra o prefeito neste momento. Às vezes tem algumas pessoas que criticam, mas ele não vai agradar a todos. Em tudo o que for bom para o município, nós estamos juntos”, afirma o agora vereador do PCdoB, representante da região de Porto de Cariacica e Cariacica Sede.
Quanto a seu posicionamento na eleição para o Executivo, Palinha diz que espera a definição da Federação Brasil da Esperança para se posicionar:
“Estamos na federação e temos que seguir o rito da federação. Hoje eu me declaro apoiador do prefeito Euclério. Mas a federação vai ter o seu candidato. E, na hora certa, a gente vai ter que fazer a nossa escolha.”
Posse
Segundo o presidente da Câmara de Cariacica, vereador Lelo Couto (MDB), sua intenção é dar posse aos cinco novos vereadores, em sessão ordinária, na próxima quarta-feira (29), às 15 horas. Se não for possível, a posse será consumada na próxima segunda-feira (3).
