fbpx

Coluna Vitor Vogas

Band vai premiar cidades com melhores indicadores de gestão

“Prêmio Band Cidades Excelentes 2023” estimula a qualidade na gestão pública e valoriza as cidades que mais se destacam em seis categorias

Publicado

em

Para estimular a qualidade na gestão pública e o desenvolvimento de bons projetos nos municípios do Brasil inteiro, o Grupo Bandeirantes promove este ano o “Prêmio Band Cidades Excelentes 2023”. Realizada anualmente em parceria com o Instituto Aquila, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer, incentivar, disseminar e valorizar a excelência na gestão pública municipal. Para aumentar as próprias chances na premiação, prefeituras de todo o país, inclusive do Espírito Santo, podem e devem inscrever projetos até a próxima sexta-feira (15).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Todos os 5.570 municípios do país participam automaticamente da premiação. Eles são avaliados pelo Instituto Aquila com base em um indicador elaborado pela entidade: o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Trata-se de uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios através do mapeamento técnico e científico de dados públicos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades e estimular os governos municipais a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O IGMA leva em conta a avaliação das gestões municipais em 67 quesitos, divididos em seis pilares:

1. Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (10 indicadores)
2. Educação (14 indicadores)
3. Governança, Eficiência Fiscal e Transparência (16 indicadores)
4. Infraestrutura e Mobilidade Urbana (8 indicadores)
5. Saúde e Bem Estar (8 indicadores)
6. Sustentabilidade (11 indicadores)

Para cada pilar, o município recebe uma nota atribuída pelo Instituto Aquila. A nota final do município (ou seja, o seu IGMA) corresponde à soma das notas obtidas por ele nos seis pilares avaliados.

Por que é importante inscrever projetos?

Mas os municípios também podem melhorar a própria nota final no cálculo do IGMA. Para isso, precisam enviar para a organização do prêmio projetos de impacto desenvolvidos pelas respectivas prefeituras. Os projetos devem ser inscritos até a próxima sexta-feira (15) no site da competição: premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br.

Os municípios podem enviar projetos com impacto positivo na sociedade para cada um dos seis pilares da premiação. Para cada projeto inscrito, será atribuída uma pontuação. Com isso, cada cidade pode aumentar em até 15 pontos a sua nota final no cálculo do IGMA.

Essa é uma forma de valorizar as boas práticas, que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos.

As etapas da premiação

Os municípios de todo o país são classificados em três categorias, de acordo com a sua população:

. Até 30 mil habitantes
. Entre 30 mil e 100 mil habitantes
. Acima de 100 mil habitantes

A partir daí, teremos a primeira etapa do prêmio, em nível estadual. No Espírito Santo, os 78 municípios, divididos nas três faixas demográficas, serão ranqueados e premiados com base nos 6 pilares da metodologia IGMA e também na nota total (categoria geral).

Assim, para cada uma das faixas populacionais, há sete categorias em disputa. Em cada uma delas, três cidades serão finalistas da etapa estadual, a ser realizada na primeira quinzena de novembro.

As cidades mais bem colocadas em cada estado serão classificadas para a grande etapa final do “Prêmio Band Cidades Excelentes 2023”, em cerimônia de premiação marcada para 11 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila premiarão as melhores cidades do país em cada pilar, considerando as três categorias populacionais.

A cerimônia será gravada e exibida pela TV Bandeirantes.

A importância do prêmio

Ao longo dos anos, o “Prêmio Band Cidades Excelentes” vem crescendo em audiência, reconhecimento, representatividade e importância, firmando-se como uma das principais iniciativas do país para avaliação da qualidade da gestão pública municipal e estímulo à busca da excelência por parte das prefeituras de todo o Brasil, independentemente do porte.

Esta é a terceira edição do “Prêmio Band Cidades Excelentes”. Desde a sua criação, em 2021, já foram premiados 726 municípios em todas as unidades da federação.

O prestígio crescente do prêmio pode ser medido pelo número de projetos inscritos, maior a cada ano. Em 2021, foram mais de 200 projetos. Em 2022, o número saltou para mais de 500. Este ano, são esperados mais de 600.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.