Coluna Vitor Vogas
As propostas e as motivações dos seis candidatos a chefe do MPES
Os seis postulantes ao cargo respondem por que decidiram se candidatar e quais são as suas principais propostas para a categoria e para a instituição
No Ministério Público Estadual (MPES), seis candidatos disputam a sucessão da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, cujo mandato termina no dia 2 de maio. São eles: os promotores de Justiça Danilo Raposo Lirio, Francisco Berdeal, Maria Clara Mendonça Perim e Pedro Ivo de Sousa e os procuradores de Justiça Josemar Moreira e Marcello Souza Queiroz.
No momento, os seis lutam pelos votos dos colegas, promotores e procuradores como eles, que irão às urnas no dia 22 de março para a formação da lista tríplice. Nessa eleição interna, cada membro poderá votar em até três dos seis candidatos. Os três mais votados pela categoria integrarão a lista a ser encaminhada ao governador Renato Casagrande (PSB). O chefe do Executivo, então, deverá escolher um dos três para comandar o MPES pelo próximo biênio.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para os leitores conhecerem melhor as motivações e proposições de cada candidato nesse pleito, a coluna abriu igual espaço aos seis, propondo-lhes a mesma pergunta:
“Por que o/a senhor(a) é candidato/a à chefia do MPES e quais são as suas principais propostas para a categoria e para a instituição?”
Todos eles nos responderam. Apresentamos abaixo as respostas dos seis concorrentes, dispostas em ordem alfabética. Boa leitura!
Danilo Raposo Lirio
“Meu propósito é claro: manter as conquistas das últimas décadas e avançar com equilíbrio e independência, cumprindo o papel constitucional do MPES, sem jamais abrir mão da valorização da classe. Vamos modernizar ainda mais a instituição e usar as novas tecnologias, priorizando a qualidade do trabalho e o papel social que desempenhamos. Criaremos o Cyber Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Cyber Gaeco). A Segurança Pública será tratada em nosso gabinete: vamos ajudar no fortalecimento das guardas municipais. Meu time é o MP!”
Francisco Berdeal
“Quero seguir fazendo o que me motiva desde o meu primeiro dia de trabalho, há mais de 20 anos: me dedicar de corpo e alma ao MP e entregar aos meus colegas e servidores uma instituição robusta, moderna e organizada, garantindo ao cidadão um serviço de alta qualidade. Promover a Justiça é mais que um desafio, é uma missão. Minhas propostas vêm alicerçadas em três valores: a defesa inegociável da autonomia, a cultura do diálogo e a busca contínua pela excelência. Como prioridades: promoção de concurso, investimento em tecnologia, capacitação de pessoas e garantia do avanço institucional já conquistado.”
Josemar Moreira
“São 32 anos de dedicação e amor ao MPES (18 na istração Superior) e meu sonho é contribuir ainda mais para o protagonismo dessa valorosa instituição. Investirei na modernização das atividades fins, trazendo mais agilidade e conforto no desempenho das funções. Lutarei por concurso público para membros e servidores. Farei uma gestão participativa, promovendo a união e a democracia. O combate à violência doméstica, corrupção, tráfico de drogas, organizações criminosas, bem como apoio às vítimas de crimes violentos, ganharão reforço. Ainda criarei um Núcleo de Diversidade e Adversidade para atender às minorias sexuais e de gênero.”
Marcello Souza Queiroz
“A principal razão da minha candidatura é o restabelecimento de nossa unidade, como fiz em 2011, quando me candidatei a presidente de nossa instituição de classe (AESMP). Quanto às principais propostas, destaco: defesa intransigente dos direitos, garantias e prerrogativas de todos os membros do nosso MPES, maior aproximação com a sociedade e demais poderes e instituições coirmãs, sem prejuízo da intangibilidade e autonomia institucional, maior interação da istração superior com a classe e a sociedade, ações institucionais mais resolutivas, disponibilização de uma melhor estrutura para uma atuação eficiente aos órgãos de execução, dentre outras.”
Maria Clara Mendonça Perim
“Minha candidatura é motivada pela convicção na missão do Ministério Público de afirmar direitos e combater a criminalidade. Compreendo a importância de um MPES reconhecido, estruturado e valorizado, tanto internamente quanto em sua relação com a sociedade. Pretendo fortalecer as atividades-fim da nossa instituição, com uma gestão descentralizada e que destina sua energia criativa às promotorias e procuradorias naturais. Acredito em um MPES que dialogue amplamente com as demais instituições de Estado para ter como resultado a transformação social e a defesa dos direitos fundamentais coletivos.”
Pedro Ivo de Sousa
“Tenho um propósito claro: servir mais e melhor à sociedade e ao MP, valorizando a nossa carreira e produzindo resultados mais concretos e eficientes. Nosso projeto tem cinco eixos: igualdade institucional, desenvolvimento tecnológico, eficiência istrativa, atuação equilibrada e resolutiva e legitimidade democrática. Das propostas, destaco: igualdade de tratamento da sociedade e da imprensa; criação do comitê de governança tecnológica; laboratórios de inovação e jurimetria; os projetos ‘MPES na Mão’, CyberGaeco e Observatório do MPES, além da elaboração de orçamento participativo e da potencialização do trabalho nas comarcas.”
AS PRÓXIMAS ETAPAS DO PROCESSO ELEITORAL
. Prazo de afastamento: a partir de 13/03/24
. Eleição: 22/03/24
. Posse: 02/05/24
