fbpx

Coluna Inovação

Plastinação e inovação científica no Museu de Ciências da Vida na Ufes

O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

Publicado

em

Athelson Bittencourt, coordenador do Museu de Ciência da Vida da Ufes. Foto: Larissa de Angelo

Athelson Bittencourt, coordenador do Museu de Ciências da Vida da Ufes. Foto: Larissa de Angelo

Athelson Bittencourt, coordenador do Museu de Ciências da Vida da Ufes e professor de Anatomia Humana, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. O Museu de Ciências da Vida é um espaço que se destaca por sua abordagem na divulgação do conhecimento científico. Localizado no Campus de Goiabeiras, o museu está vinculado ao laboratório de plastinação, uma das técnicas mais inovadoras para preservação do tecido humano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A plastinação é uma técnica que veio da Alemanha e faz com que haja a substituição da água dos tecidos por um plástico. O corpo apresenta cerca de 70% de água, e ao fazer essa mudança, deixando o plástico seco, ele não mais se desintegra. Esse modelo faz com que ocorra uma preservação dos tecidos biológicos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Coluna Inovação.

Com uma equipe composta por aproximadamente 70 pessoas, entre técnicos, professores universitários e alunos de graduação e pós-graduação, o museu funciona como um espaço colaborativo onde o ensino, a pesquisa e a extensão se entrelaçam. O aluno, ao ajudar em um projeto desse, ele se forma e ganha experiência, além de contribuir para a sociedade.

O museu oferece uma variedade de atividades educacionais, desde aulas de matemática até cursos de desenho de anatomia, integrando-se às necessidades educacionais da comunidade em geral. É um local que busca promover o entendimento e a apreciação da ciência em todas as suas formas.

A visita ao museu é uma experiência enriquecedora, especialmente para escolas e grupos educacionais. O museu recebe em torno de 30 mil visitantes por ano, com cerca de 500 grupos escolares. A maioria desses grupos é composta por alunos de escolas públicas, representando um esforço significativo em democratizar o o ao conhecimento científico.

Para quem deseja visitar, o museu está aberto de terça a sexta-feira, das 08h30 às 12h e 14h às 17h30. Nos sábados, o funcionamento acontece das 9h às 13h. Para grupos maiores, é recomendável que seja feita uma reserva através do site oficial do museu.

Evandro Milet

Evandro Milet é consultor, palestrante e articulista sobre tendências e estratégias para negócios inovadores. Possui Mestrado em Informática(PUC/RJ) e MBA em istração(FGV/RJ). É Conselheiro de istração pelo IBGC, Membro da Academia Brasileira da Qualidade-ABQ, Membro do Conselho de Curadores do Ibef/ES e membro do Conselho de Política Industrial e Inovação da Findes. Foi Presidente da Dataprev, Diretor da Finep e do Sebrae/ES, Conselheiro do Serpro e Banestes. Tem extensa atuação como empresário, executivo e consultor em inovação, estratégia, gestão e qualidade, além de investidor e mentor de startups, principalmente deeptechs. Tem participação em programas de rádio e TV sobre inovação. É atualmente Presidente do Cdmec-Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal-Mecânico.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.