fbpx

Coluna Inovação

Inovação tecnológica: Startup capixaba revoluciona o setor de energia

A Seven Science, liderada por Ronimar Volkers, desenvolve soluções inovadoras para prevenção de falhas no sistema de energia

Publicado

em

No quadro Inovação, Evandro Milet recebe no estúdio o sócio proprietário da Seven Science, Ronimar Volkers, que destacou as inovações desenvolvidas por sua empresa no setor de energia. A Seven Science, criada em 2014, tem suas raízes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e se concentra em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a prevenção de falhas no sistema de distribuição de energia elétrica.

Ouça agora:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Coluna Inovação.

Segundo Volkers, a empresa atua principalmente no desenvolvimento de produtos que identificam e previnem falhas em redes de distribuição de energia. “Nosso produto age basicamente identificando desligamentos indesejados na rede de distribuição,” explicou. Esse sistema inovador permite que as concessionárias de energia localizem rapidamente o ponto de falha, sem a necessidade de esperar que os clientes relatem a interrupção.

Desenvolvimento e parcerias para inovação

O produto desenvolvido pela Seven Science é acoplado às chaves fusíveis das redes de distribuição e foi criado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a EDP. Volkers enfatizou que o equipamento desenvolvido pela empresa tem potencial de mercado mundial, já que o padrão das chaves fusíveis é utilizado globalmente. “O potencial de mercado é mundial, realmente, porque é um produto que pode ser acoplado e instalado em qualquer concessionária do mundo,” afirmou.

Além disso, a Seven Science integrou tecnologias de radiotransmissão ao produto, o que permite a transmissão de informações diretamente ao centro de controle das concessionárias. Esse nível de integração é superior ao de produtos similares no mercado, que muitas vezes carecem de uma comunicação eficiente.

Expansão e futuro da inovação

A Seven Science já iniciou testes com grandes grupos de concessionárias no Brasil, como a EDP Espírito Santo e a PetroReconcavo na Bahia. Esses testes são essenciais para validar tecnicamente o produto antes de sua comercialização em larga escala. “A gente testou um ano esse produto na EDP, cedendo todo o sistema para validação,” explicou Volkers.

A equipe da Seven Science é pequena, composta por seis pessoas, mas altamente especializada. A empresa já está desenvolvendo outros produtos inovadores para o setor de energia, como sistemas de monitoramento da qualidade da energia fornecida aos clientes finais. Esses sistemas podem identificar problemas de tensão que podem afetar o funcionamento de aparelhos domésticos, como geladeiras.

Apoio e Financiamento para Inovação

Ronimar Volkers também destacou a importância do apoio financeiro e técnico recebido de órgãos como a FAPES e a EDP para o desenvolvimento dos produtos. Ele incentivou outras empresas a buscarem recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento. “Aqui no estado a gente está muito bem servido de editais de fomento,” disse Volkers, mencionando também o Tecnova 3, um edital voltado para o desenvolvimento de pesquisa e inovação.

A Seven Science exemplifica como a inovação tecnológica pode transformar setores essenciais, como o de energia, e como o apoio de parcerias estratégicas é fundamental para o sucesso de projetos que impactam tanto a economia quanto o dia a dia das pessoas.