Desenvolvimento e parcerias para inovação
O produto desenvolvido pela Seven Science é acoplado às chaves fusíveis das redes de distribuição e foi criado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a EDP. Volkers enfatizou que o equipamento desenvolvido pela empresa tem potencial de mercado mundial, já que o padrão das chaves fusíveis é utilizado globalmente. “O potencial de mercado é mundial, realmente, porque é um produto que pode ser acoplado e instalado em qualquer concessionária do mundo,” afirmou.
Além disso, a Seven Science integrou tecnologias de radiotransmissão ao produto, o que permite a transmissão de informações diretamente ao centro de controle das concessionárias. Esse nível de integração é superior ao de produtos similares no mercado, que muitas vezes carecem de uma comunicação eficiente.
Expansão e futuro da inovação
A Seven Science já iniciou testes com grandes grupos de concessionárias no Brasil, como a EDP Espírito Santo e a PetroReconcavo na Bahia. Esses testes são essenciais para validar tecnicamente o produto antes de sua comercialização em larga escala. “A gente testou um ano esse produto na EDP, cedendo todo o sistema para validação,” explicou Volkers.
A equipe da Seven Science é pequena, composta por seis pessoas, mas altamente especializada. A empresa já está desenvolvendo outros produtos inovadores para o setor de energia, como sistemas de monitoramento da qualidade da energia fornecida aos clientes finais. Esses sistemas podem identificar problemas de tensão que podem afetar o funcionamento de aparelhos domésticos, como geladeiras.
Apoio e Financiamento para Inovação
Ronimar Volkers também destacou a importância do apoio financeiro e técnico recebido de órgãos como a FAPES e a EDP para o desenvolvimento dos produtos. Ele incentivou outras empresas a buscarem recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento. “Aqui no estado a gente está muito bem servido de editais de fomento,” disse Volkers, mencionando também o Tecnova 3, um edital voltado para o desenvolvimento de pesquisa e inovação.
A Seven Science exemplifica como a inovação tecnológica pode transformar setores essenciais, como o de energia, e como o apoio de parcerias estratégicas é fundamental para o sucesso de projetos que impactam tanto a economia quanto o dia a dia das pessoas.