Coluna Inovação
Findes quer desenvolver “MIT Capixaba” em Vitória
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

Roberto de Campos Lima, diretor-geral da Findes, e Evandro Millet. Foto: Larissa de Angelo
Roberto de Campos Lima, diretor-geral da Findes, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. Ele falou sobre vários projetos da Federação das Indústrias tanto para a área empresarial quanto para o setor de inovação. Campos Lima afirmou, por exemplo que o Instituto Senai de Tecnologia, instalado na enseada do Suá, em Vitória, vai trabalhar não apenas sob o ponto de vista de eficiência operacional e para resolução de problemas complexos de cadeira produtiva, mas também para se transformar no “MIT Capixaba”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com tantas mudanças tecnológicas, a Findes, por meio do Senai, busca melhorias na mão de obra no Espírito Santo. Por isso, o Senai irá trazer em 2024 um programa de certificação profissional para se adaptar às novidades, como os carros elétricos, por exemplo. Para ter ideia de como é necessário uma mão de obra qualificada, para cada automóvel elétrico produzido, são necessários pelo menos cinco profissionais envolvidos e que precisam de formação.
Ele também detalhou as funções do FindesLab, que ocupa a edificação instalada no topo do prédio da Findes, na Reta da Penha. Segundo Campos Limas, o espaço é um local para receber ideias de inovações, como uma porta de entrada para o nascimento de projetos tecnológicos. O processo de neoindustrialização ou transformação digital da indústria irá receber, em 2024, aporte de recursos principalmente por conta do projeto “Brasil Mais Produtivo”, do governo federal. Isso se dará tanto por consultorias quanto por capacitação e fixação de profissionais.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
