Coluna Inovação
Doces Fardin: fábrica do ES chega a produzir 11 toneladas por dia
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

Romildo Fardin, CEO da Fardin Alimentos. Foto: Larissa de Angelo
Romildo Fardin, CEO da Fardin Alimentos, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A história da empresa começa em 2004, quando a família começou a fazer doces de banana ainda em casa. Juntos, eles foram crescendo e nunca mais pararam de expandir. O foco deles é trabalhar sempre valorizando a agricultura local.
Desde a criação da empresa, houve a necessidade de parcerias com produtores. Atualmente, são 133 famílias que produzem bananas exclusivamente para a empresa. Além dos produtores, ainda são 120 funcionários trabalhando diretamente na empresa.
No verão, a banana produz três vezes mais do que o inverno. Com isso, eles fazem adaptações para conseguir estocar a fruta, deixando-a com qualidade, para fazer os produtos na época em que a produção da banana seja baixa.
A fábrica tem uma média de sete toneladas diárias, com meta de chegar a 11 toneladas por dia ainda em fevereiro. Metade da produção é destinada ao Espírito Santo, os outros 50% são enviados para o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Estados Unidos. A grande maioria das máquinas são feitas a partir de parcerias para criar equipamentos que beneficiem a produção.
Na produção, eles não utilizam a casca da banana. Por isso, com uma parceria com a Emprapa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi desenvolvido um produto e um projeto para fazer a silagem da casca, prática de armazenamento de forragem, que serve de alimento para animais, principalmente gado.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
