Coluna Inovação
A inteligência artificial poderá adquirir soft skills humanos?

A inteligência artificial poderá adquirir soft skills humanos?. Foto: storyset/Freepik
O World Economic Forum é uma organização internacional que realiza anualmente o relatório “The Future of Jobs”, onde destaca as principais tendências no mercado de trabalho e as habilidades mais demandadas pelos empregadores. Com base nesse relatório e em outros estudos, algumas das principais soft skills ou habilidades comportamentais valorizadas são:
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
- Resolução de problemas complexos: A capacidade de abordar e resolver problemas complicados e não triviais de forma criativa e eficaz.
- Pensamento crítico: A habilidade de analisar informações, avaliar argumentos e tomar decisões fundamentadas e lógicas.
- Criatividade: A capacidade de pensar de forma inovadora e desenvolver novas ideias, soluções e abordagens.
- Liderança e influência: Ser capaz de liderar equipes, inspirar e motivar outras pessoas, bem como influenciar positivamente os outros.
- Julgamento e tomada de decisão: Ser capaz de tomar decisões sensatas e bem fundamentadas, mesmo em situações complexas ou ambíguas.
- Orientação para o serviço: A capacidade de identificar e atender às necessidades dos clientes e colegas, priorizando a satisfação deles.
- Negociação: A habilidade de chegar a acordos e soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas.
- Flexibilidade cognitiva: A capacidade de se adaptar a novas situações, aprender rapidamente e abraçar a mudança.
- Inteligência emocional: A capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
- Cooperação e colaboração: Ser capaz de trabalhar efetivamente em equipe, compartilhar responsabilidades e contribuir para um objetivo comum.
Essas habilidades são altamente valorizadas pelas empresas e empregadores, pois são consideradas fundamentais para o sucesso profissional em um ambiente de trabalho dinâmico e em constante mudança. Além das competências técnicas específicas de cada área de atuação, o desenvolvimento dessas soft skills é crucial para aprimorar a capacidade de colaboração, comunicação e resolução de problemas nos mais diversos contextos organizacionais.
Na minha experiência pessoal estão registradas algumas características que me chamaram a atenção em pessoas muito bem avaliadas no trabalho. Essas características são expressas informalmente em linguagem coloquial como, por exemplo: seguram o touro pelo chifre, pode entregar na mão dela que a coisa sai, faz melhor que a encomenda, sai do outro lado, não deixa furo, adivinha o que você quer, se apresenta quando o pau quebra, não precisa revisar o que escreve, pode me representar que não vai falar besteira, é solícito para colaborar, não perde tempo, vai lá e resolve, não alimenta feudos, não enrola, alto astral, não desagrega, não fica segurando informação ou é pau para toda obra.
Será que algum dia a inteligência artificial conseguirá incorporar todas essas habilidades comportamentais? Duvido.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
