Coluna Eliana Gorritti
Como o Prêmio Sebrae mudou a vida da produtora rural Daniela Gurgel
A coluna conversou com mais uma vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio, desta vez na categoria Produtora Rural

Daniela Gurgel conquistou o Prêmio Sebrae. Foto: Divulgação
Daniela Gurgel é sócia proprietária da Da Terra Produtos Caseiros que fica em Laranja da Terra, no interior do Espírito Santo. Formada em Serviço Social e Gastronomia, mudou-se para o campo e começou a plantar bananas. Sempre gostou de cozinhar, por isso, usou dos seus conhecimentos para desenvolver geleias e antepastos das frutas que plantava e colhia. Ganhar o prêmio mudou a sua vida. Ela trabalha com o marido, Thiago.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Foi um divisor de águas na minha carreira e na minha vida. Antes do prêmio eu era só a Daniela, esposa do Thiago, depois do prêmio eu sou a Daniela dona da agroindústria, produtora rural, menina que ganhou o prêmio do Sebrae. Eu deixei de ser a esposa do Thiago, que é de Laranja da Terra, para ser alguém. É como se o prêmio me desse uma “cara” . Isso é o legal do prêmio, o empoderamento feminino. Com o prêmio começaram a me enxergar”, disse Daniela, orgulhosa da conquista.
O sucesso das criações de Daniela foi tão grande que a lista de produtos produzidos também aumentou. Hoje eles vendem barbecue de banana, ketchup de goiaba, picles de quiabo, geleia de alho negro, geleia de maracujá com pimenta, geleia de cebola roxa com bacon, antepasto de berinjela e antepasto de abobrinha com linguiça, antepasto de jiló com linguiça defumada, geleia de amora, entre outros. Atualmente o casal tem clientes em todo Espírito Santo, em São Paulo, Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Portugal e Estados Unidos.
“O prêmio me trouxe uma visibilidade incrível. Eu aqui em uma propriedade rural, no interior do ES, com meu barbecue de banana é difícil conseguir mídia e divulgação do trabalho. Com o prêmio a gente apareceu em vários jornais, tv”s, internet. Isso valorizou meu produto”, explicou Daniela.
No ano ado, a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios contou com 157 inscrições, representando 44 municípios do Espírito Santo. Neste ano, a premiação traz como grande novidade a ampliação para cinco categorias. Além das já conhecidas Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual, foram adicionadas as categorias Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais. Na etapa estadual, haverá uma nova categoria: o “Destaque Estadual Inspiração no Turismo”, que homenageará uma empreendedora cujos negócios impactam positivamente o turismo regional.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
“Pessoalmente o prêmio foi a resposta que eu precisava. Eu estava cansada, desestimulada, querendo desistir de tudo, pensando em conseguir um emprego de carteira assinada. O prêmio foi um gás, um estímulo, um reconhecimento. Era o que eu precisava. veio para me dizer que estou no caminho certo e que não devo desistir”, revelou Daniela, emocionada com a premiação!
A inscrição foi prorrogada até o dia 31 de agosto.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
