Bem-estar
Veja cuidados para evitar a gastroenterite no verão
Doença provocada por bactérias e vírus ganha força durante a estação mais quente do ano

Frutos do mar com molho à base de maionese mal preparados podem provocar gastroenterite. Foto: Pixabay
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Cuidados com a higiene e a alimentação nunca são demais na época do verão e podem afastar problemas digestivos sérios, como a gastroenterite. Muitas vezes, sintomas como náuseas, vômito, dor de cabeça ou na barriga, fadiga, diarreia, dores musculares e febre podem representar mais que um mal-estar ageiro e ser uma gastroenterite – infecção aguda que atinge o estômago e o intestino.
A infectologista Rubia Miossi alerta que a doença provocada por bactérias e vírus ganha força durante a estação mais quente do ano. Nessa época as pessoas tendem a se alimentar fora de casa com maior frequência, a falta de informação sobre a procedência dos alimentos. Nesta época do ano, os alimentos se estragam mais facilmente.
Os sintomas definem o grau de severidade da doença. “As pessoas devem estar atentas. Caso o vômito seja constante, a ponto da pessoa não conseguir se alimentar ou ingerir água, vai causar uma desidratação, o que é preocupante. A diarréia com muco e sangue nas fezes também são sinais de uma infecção mais grave, que deverá ser tratada com antibiótico. O paciente deverá buscar atendimento médico”.
A médica recomenda que sejam evitados alimentos sem refrigeração adequada. Entre eles, citou alimentos feitos à base de leite, ovos. A atenção deve ser redobrada também para o consumo de frutos do mar e carnes mal adas. Também deve ser levada em consideração a importância de as pessoas lavarem as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes das refeições.
