Bem-estar
Tratamento preventivo aumenta chances de evitar doenças
Manter uma rotina regular de consultas e exames médicos ajuda a identificar problemas de saúde de forma antecipada

É aconselhável fazer uma bateria de exames para monitorar a saúde. Médico. Foto: Freepik
A Organização Mundial da Saúde sempre alerta sobre a importância de agir de forma preventiva quando o assunto é saúde. A Organização emite dados estatísticos várias vezes ao longo do ano, mostrando dados estatísticos de doenças que poderiam ser evitadas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a médica ortomolecular, Jordana Jantorno manter uma rotina regular de exames é a melhor forma de identificar problemas de forma antecipada. O diagnóstico precoce, em muitos casos, é a peça mais importante no processo de recuperação do paciente.
Segundo a médica, uma medida que ganha cada vez mais adeptos são as reposições de nutrientes como as vitaminas e minerais, além das reposições hormonais. A reposição de nutrientes fortalece o sistema imunológico, melhora o sistema digestivo, aumenta a qualidade do sono, reduz o cansaço e o estresse, melhora o humor e a memória, ou seja, previne inúmeras doenças.
Atualmente cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, de acordo com dados da OMS. O oftalmologista Alcides Viana Moraes conta que, pelo fato do olho ser um dos órgãos mais importantes do corpo, tratar as doenças de forma preventiva é extremamente importante.
“Acompanhamos o desenvolvimento da visão desde os primeiros dias do nascimento. Temos que estar atentos a todos os protocolos que dificultam o desenvolvimento normal da visão. Como exemplo a ambliopia, “olho preguiçoso”, que quando não tratado até a idade de 7 anos não obtemos mais uma visão perfeita”, alerta o médico.
Moraes ainda deu o exemplo do glaucoma, que quando tratado de forma bem conduzida, tem maior chance de sucesso, evitando a cegueira. Para ele, ir em consultas periódicas auxilia no desenvolvimento de todos os pacientes.
“A frequência na realização do check-up médico preventivo depende de cada caso, mas ao menos uma vez ao ano é aconselhável fazer uma bateria de exames para monitorar a saúde. Os exames preventivos podem identificar precocemente qualquer indício de doença, facilitando a descoberta, tratamento e a aumenta exponencialmente as chances de curas de problemas mais sérios”, afirma o oftalmologista.
Saúde mental
A ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros de acordo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. A doença afeta mais de 86% dos entrevistados, seguida por estresse pós-traumático (45,5%) e depressão grave (16%).
A psicóloga Karla Cardozo diz que, para cuidar da mente de maneira preventiva, é preciso além de adotar hábitos de vida saudáveis como se alimentar bem e praticar exercícios e fazer terapia com profissional.
“O tratamento psicológico dá o e necessário para conviver com os medos, aumentar a autoconfiança, lidar com os sentimentos, livrar-se das dependências e criar relações mais saudáveis. Todos esses benefícios se refletem não somente na vida pessoal, como na carreira e nos relacionamentos”, finaliza a psicóloga
