fbpx

Bem-estar

Saúde dos olhos: os alimentos que podem ser seus aliados

São vários exemplos: como frutas vermelhas que possuem antioxidantes que atuam na proteção e prevenção de doenças degenerativas oculares

Publicado

em

A alimentação pode ser uma grande aliada da saúde dos olhos. Fotos: Freepik

Nem todos sabem, mas há alimentos que podem ser aliados da saúde dos olhos. E outros que podem prejudicá-los. A oftalmologista Valerya Schiffler, da clínica Phoco, lista alguns alimentos recomendáveis, que devem ser incluídos na alimentação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Frutas vermelhas ou roxas possuem antioxidantes que atuam na proteção e prevenção de doenças degenerativas oculares, assim como também possuem vitaminas C e A.

A médica oftalmologista Valerya Schiffler. Foto: Divulgação

Peixes são muito úteis na melhora da qualidade do filme lacrimal, também conhecido simplesmente por lágrima: é um líquido produzido por um conjunto de glândulas e células, sendo uma das mais importantes defesas oculares contra infecções. “Peixes são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E e ajudam na lubrificação dos olhos. E olhos lubrificados são olhos com melhor visão!”, afirma Valerya Schiffler.

Ovos são alimentos completos, que fazem bem a todo o organismo e também aos olhos. Ovo é fonte de nutrientes essenciais, como aminoácidos, vitaminas, minerais e luteína e Zeaxantina, compostos ativos do Ômega 3 que agem diretamente na retina.

Folhas e verduras verdes são alimentos ricos em vitaminas. Um ótimo exemplo é a couve: rica em potássio, auxilia na prevenção de tremores nas pálpebras (blefaroespasmos).

O espinafre é rico em luteína, que é uma “amiga da visão”, favorecendo controle e prevenção de doenças degenerativas. Esses alimentos também têm ação anti-inflamatória e cicatrizante. Auxiliam no controle de colesterol, prevenindo doenças vasculares.

Por outro lado, há alimentos que devemos evitar, como óleo vegetal e margarina, que prejudicam a circulação. São ricos em gordura poliinsaturadas e aumentam as chances de entupimento das veias. Alimentos como sorvete, pipoca de micro-ondas e salgadinhos (chips) são ricos em gordura trans e contribuem para o aumento do colesterol.

O excesso de açúcar também prejudica vários órgãos, incluindo os olhos.

E bebidas alcoólicas em excesso, a curto prazo, prejudicam a habilidade de perceber contrastes. Em médio e longo prazos, o problema afeta os músculos que controlam o foco.