Bem-estar
Saúde bucal dos idosos: o que muda depois dos 60?
Alguns cuidados diários podem garantir dentes e gengivas saudáveis por uma vida inteira

Tem de haver cuidados diários com os dentes. Foto: @karlyukav/Freepik
Higiene bucal, alimentação e visitas ao dentista são fatores que irão determinar a idade de um sorriso. Alguns cuidados diários podem garantir dentes e gengivas saudáveis por uma vida inteira.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Márcia Gabriella Barros Mule, especialista em radiologia odontológica e em saúde pública, explica que o estilo de vida pode envelhecer o dente, independente da idade biológica. “O uso de cigarro ou ingestão de alimentos com corantes, como vinho, refrigerantes, associados com a falta de cuidados e da correta higienização, são os grandes vilões para o envelhecimento dos dentes.”
A especialista fala ainda que ao envelhecer, os dentes vão ficando mais sensíveis e vulneráveis a problemas dentários. Aos poucos, eles vão sofrendo um desgaste natural e com o ar do tempo vai ocorrendo um amarelamento.
“A forma mais correta de cuidar dos dentes para que eles, mesmo a pessoa sendo mais velha, continuem saudáveis e bonitos é fazer consultas regulares, não importa a idade, de 0 a 100 anos. A gente orienta a cada 6 meses, desde que o paciente faça em casa a higienização correta. Caso seja uma pessoa que não tenha esses cuidados, o período diminui a cada 3 meses. Mas o importante é lembrar que o paciente não tem que esperar envelhecer para cuidar dos dentes. Além disso, fazer o check-up preventivo e exames radiográficos, já que é possível visualizar a estrutura dos dentes com detalhes e com isso é possível ver problemas que estão em estágio inicial, o que melhora até o custo do tratamento”, finaliza.
