Bem-estar
Saiba onde encontrar tratamento gratuito contra alcoolismo em Vitória
A dependência do álcool é algo muito sério que merece atenção e cuidados

Ressaca. Foto: Pixabay
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Muito mais tempo em casa, menos tempo na rua, menos oportunidades de lazer e contato social, cenário que para grande parte das pessoas gera tédio, ansiedade e a busca por compensações. Nessas horas, o consumo de álcool acaba sendo usado como válvula de escape para, momentaneamente, proporcionar a sensação de bem-estar, descontração e relaxamento.
Com sua venda livre, o álcool nem sequer é considerado droga por uma parte da sociedade. Porém, a dependência a ele é algo muito sério que merece atenção e cuidados. Isso inclui até aquela famosa tacinha vinho com o intuito de cuidar da saúde do coração e supostamente prevenir outras doenças.
Reconhecer que a bebida se converteu em um problema e que não consegue mais beber normalmente é uma das grandes dificuldades de um alcoolista. Com o objetivo de ajudar àqueles que enfrentam dificuldade relacionadas à bebida, o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), em Vitória, abre suas postas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O CAAD é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares. O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, os quais direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso.
Cada pessoa que é acolhida no CAAD a por, em média, quatro abordagens profissionais, sendo as mais comuns: enfermagem (para exames de infecções sexualmente transmissíveis), assistência social, psicólogo e médico clínico geral. Casos excepcionais ainda podem ar por psiquiatra ou nutricionista.
As pessoas acolhidas no CAAD também podem ser encaminhadas para comunidades terapêuticas credenciadas junto ao Programa Rede Abraço, para a rede de saúde e socioassistencial, ou ainda podem ser inseridas em grupos de orientação, terapêuticos e grupos de famílias.
Atendimentos
O CAAD atendeu 2.370 cidadãos e realizou 9.299 atendimentos de março de 2020 até o dia 30 de abril de 2021, período em que o Espírito Santo enfrenta a pandemia do novo coronavírus. De 2 de janeiro de 2019 a 30 de abril de 2021, foram atendidos 5.451 cidadãos e cidadãs, o que representa um total de 24.733 atendimentos no CAAD neste período. A maior parte das pessoas atendidas são moradoras de Cariacica. Fazendo um recorte de gênero, os homens são os que mais procuram o serviço, representando 63,25% dos cidadãos atendidos.
Serviço
Endereço: Rua Treze de Maio, 47, Centro, Vitória – ES
Telefone de contato: 0800 028 1028 / (27) 3636-6202
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
