fbpx

Bem-estar

Saiba onde conseguir atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito

O portal ES 360 relaciona os locais com atendimento gratuito ou preço ível no Espírito Santo

Publicado

em

Atendimento psicológico. Foto: FreePik

Atendimento psicológico. Foto: FreePik

Quando temos uma dor no estômago, logo buscamos atendimento médico. Diante de sintomas depressivos, fazemos o possível para esconder que não estamos bem e tocar a vida como se fosse um dia normal. Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo. Ou seja, da mesma forma que alguém se preocupa em estar bem fisicamente, é essencial que também se preocupe em estar bem emocionalmente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar que ela se prolongue com o ar do tempo.

Fique atento aos sinais que indicam o momento de iniciar esse cuidado. O cuidado ofertado às pessoas em sofrimento psíquico deve ser orientado por profissionais que são capacitados na área de saúde mental, tendo em vista a importância do acompanhamento e o tratamento relacionado à medicação e ao acompanhamento psicossocial, observando as necessidades de cada caso.

Listamos locais com atendimento gratuito ou preço ível:

UFES

O Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) da Ufes oferece atendimento psicológico gratuito para a comunidade local – crianças, jovens e adultos. São serviços de psicodiagnóstico, terapia individual, terapia de grupo e orientação vocacional para todas as faixas etárias – realizados por estagiários (as) sob a supervisão de professores –, geralmente estudantes dos períodos finais do curso de Psicologia.

Não é necessário inscrição. Os interessados devem deixar nome e telefone no Núcleo. Pessoas de baixa renda têm prioridade. É necessário ficar atento aos períodos de inscrição e comparecer com comprovantes de renda e de residência.

Antes da pandemia, o NPA trabalhava com dois momentos de abertura de vagas, sendo o primeiro no mês de março e o segundo em agosto. Mas a dinâmica foi alterada devido a pandemia. Agora as inscrições estão sendo realizadas online para evitar aglomerações.

Mais informações podem ser obtidas no link ou em contato direto com a coordenação do NPA: Adriano Jardim (27) 9 9574-4324.

FAESA

São oferecidos tratamentos nas seguintes especialidades: Plantão Psicológico; Psicodiagnóstico; Psicoterapia; Intervenção; Psicopedagógica; Intervenção Psicossocial; Orientação Profissional. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 12 e de 13 às 21h. Em janeiro, as consultas estão suspensas devido ao recesso e só devem ser retomadas em fevereiro. As vagas para atendimento variam de acordo com a disponibilidade das disciplinas e estágios que estiverem ocorrendo no semestre.

Endereço: Av. Vitória, 2.220, Bloco VI, 1º andar, Monte Belo, Vitória-ES.

Telefone: (27) 2122-4168

E-mail: [email protected]

Novos agendamentos podem ser feitos pelo seguinte link: https://bityli.com/fichadeinscricao

É necessário preencher o formulário e aguardar contato.

Os valores dos atendimentos podem variar entre 0 (zero) e R$20,00 (vinte reais), dependendo de uma avaliação socioeconômica que é feita no momento da anamnese.

OBS: Atendimentos para crianças e adolescentes estão suspensos no momento.

UVV

Atendimento semanal nas áreas: psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos; psicoterapia para Casais e Famílias; psicodiagnóstico; avaliação neuropsicológica e reabilitação. Neste período de janeiro, os atendimentos estão suspensos e devem ser retomados em fevereiro.

Local: Rua Mercúrio, s/n – Boa Vista – Vila Velha

Telefone: (27) 3421-2161

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h

Valor: R$ 20

SALESIANO

O Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade (Ciasc) oferece serviços gratuitos de atendimentos de Psicologia. Semestralmente, são abertas vagas para novos pacientes que serão atendidos pelos alunos da instituição com o intuito de levar melhor qualidade de vida aos pacientes. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Psicologia sempre supervisionados pelos professores. Os atendimentos serão retomados na segunda semana de fevereiro.

Para as inscrições é necessário comparecer ao Ciasc, entre 7h30 e 17h, localizada na Avenida Vitória, com a cópia do encaminhamento médico, do RG e F. Mais informações pelo telefone 3331-8654.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

A Secretaria da Saúde informa que a porta de entrada da Rede de Atenção Psicossocial é a Atenção Primária em Saúde, ou seja, os municípios. Os pacientes são atendidos e acompanhados nas Unidade Básica de Saúde e pelas Equipes de Saúde da Família. Os casos graves são encaminhados para atenção especializada e são atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que, em suas diferentes modalidades, dão e para os demais pontos de atenção e realizam o acompanhamento de transtornos mentais graves e persistentes. Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), para ser encaminhado para o atendimento de urgência e emergência.

A Sesa conta hoje com leitos Psiquiátricos para adultos, no Hospital de Atenção Clínica – HEAC e no Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos – CAPAAC, e leitos de saúde mental infantojuvenis no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). Além dos leitos próprios, a Sesa conta também com os filantrópicos contratualizados e clínicas credenciadas para atender aos pacientes utilizando o Protocolo Estadual de Classificação de Risco em Saúde Mental para definição de prioridade clínica para internação. São 220 leitos disponibilizados para atendimento na rede privada dentro do Edital de Credenciamento da Sesa que hoje conta com 14 clínicas com contrato em vigor.

Além disso, a Sesa junto à Secretaria de Direitos Humanos trabalha com a triagem e acolhimento de pessoas com dependência química: o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD). É um serviço de atenção integral no tratamento e cuidado, visando à redução das diversas vulnerabilidades associadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros terapêuticos, nutricionista e técnica de enfermagem. Está localizado na Rua Treze de Maio, 47, Centro, Vitória – ES. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com atendimento exclusivo mediante a marcação pelo 0800 0281028.