Bem-estar
Saiba o que é preciso para se tornar um doador de sangue
Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue. Esse é um ato importante que tem o poder de salvar muitas vidas. Entenda como funciona

Foto: Reprodução/ Governo ES
A servidora pública Angélica Jardim doa sangue regularmente desde os 18 anos. A vontade de ser doadora nasceu em uma aula de ciências, no ensino médio, 17 anos atrás, quando o professor falou da importância desse ato. Ela não esconde a satisfação de dar um pouco de si para quem precisa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Anne Ferreira, chefe da Seção do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília, diz que o procedimento não apresenta qualquer risco para o doador.
O sangue é vital para o tratamento de feridos e pessoas que am por cirurgias. Também tem um papel essencial nos cuidados com bebês prematuros.
E foi esse sangue, doado, que salvou a vida do professor da Universidade de Brasília, Wender Silva. Em 2019, Wender precisou de transfusão de sangue quando enfrentou uma dengue hemorrágica. Depois de ar pela experiência, resolveu ser doador também.
Nesta segunda-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Para quem deseja doar, é preciso atender a alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável e pesar mais de 50kg.
Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto. O voluntário que tiver menos de 18 anos, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
Para saber mais clique aqui.
