Bem-estar
Quer fugir da folia? Saiba como fazer um retiro em casa
Um retiro durante o carnaval pode te ajudar a começar o ano com o pé direito, com o corpo e alma em sincronia, em busca de equilíbrio

Meditação; yoga. Foto: Pixbay
Nem todo brasileiro gosta do carnaval. Longe disso. Enquanto a batucada e a folia tiram muita gente de casa, também existem opções para quem que aproveitar os dias de folga para descansar o corpo e a mente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Tudo bem que uma das alternativas de muitas pessoas é ficar em casa descansando, fazendo as suas tarefas, porém, muitas vezes isso se resume a ficar dormindo grande parte do tempo ou, no máximo, ficar atirado no sofá.
A pastora e psicóloga Sabrina Matias ressalta que não tem nada de errado com isso, mas existem formas mais proveitosas de curtir um feriadão de Carnaval e uma delas pode ser o retiro espiritual.
Um retiro durante o carnaval pode te ajudar a começar o ano (já que o ano no Brasil só começa depois do carnaval!) com o pé direito, com o corpo e alma em sincronia, em busca de equilíbrio. Pode ser um divisor de águas em sua vida.
“Quando você se propõe a fazer um retiro espiritual, você se entrega e se desconecta da loucura do dia a dia. É nesse momento que você consegue parar, respirar e olhar a sua vida de fora. Você se entrega e consegue se conectar plenamente com Deus. Direcionar toda a sua atenção à palavra”, ressalta a pastora.
E quando a gente fala em retiro espiritual, muita gente imagina aquela cena do monge meditando na montanha ou aquele spa super caro e difícil de “bancar”. Um tempo de pausa e de imersão em você pode ser barato, e feito aí onde você estiver e é esse tempo para si mesmo que pode nos salvar do cansaço do piloto automático.
Quem atualmente não levanta da cama já com o horário apertado? A cabeça, muitas vezes, já desperta a mil com tudo o que está agendado e programado. Depois vem o trânsito e, ao longo do dia, as pendências vão se acumulando numa velocidade muito mais rápida do que se pode dar conta.
Sem perceber, as pessoas desejam a vida perfeita mostrada através das redes sociais. Elas buscam status e dinheiro achando que ao comprar esse ou aquele produto vai se sentir melhor. Mas será que isso te conecta com o que? E te proporciona a verdadeira felicidade? É possível parar por um momento e refletir sobre o dia a dia e sua relação com a sua espiritualidade. Fortalecer a fé.
“Você pode fazer um retiro dentro da sua própria casa. E a maneira que vai conduzi-lo, depende da sua proposta. Caso queira se conectar com Deus, você pode, por exemplo, abrir mão de assistir o que não condiz com a vida espiritual. Dá para fazer um jejum de redes sociais e televisão. Se propor a ler livros religiosos e fazer uma meditação”, indica Sabrina.
A ideia é ter pelo menos um dia offline e imersa em práticas de meditação. Você vai sair dessa experiência renovada e normalmente com uma visão de algo que precisa mudar no seu cotidiano. Às vezes, são grandes mudanças; em outras, apenas um olhar diferente ou uma reconexão com algo em você; ou até mesmo a sua proximidade com Deus.
A dica da pastora Sabrina é que você encontre um local que te ajude a se conectar com você e com Deus. Pode ser um espaço dentro da sua própria casa. Desligue celular ou desabilite notificações. Proponha-se a ficar offline por pelo menos três a quatro horas.
“Nesse período, é ideal que você eleve seus pensamentos para se conectar com Deus. Nesses dias, que você consiga vivenciar a palavra de Deus. Que consiga se desligar das notícias ruins e daqueles filmes que não agregam na sua vida espiritual. Retire um tempo para você”, propõe.
