Bem-estar
Protetor e roupa térmica: cuidar da pele no carnaval é indispensável
Usar protetor antes do bronzeador e produtos pós-sol estão entre as dicas para curtir o carnaval sem se preocupar com queimaduras na pele

Imagem: Freepik
O carnaval já chegou e, mesmo com as tradicionais folias suspensas, muitos capixabas e turistas devem aproveitar os dias ensolarados e as praias lotadas. Com previsão de sol e temperaturas altas, no entanto, os cuidados com a pele não devem ser deixados em segundo plano. Há quem capriche no protetor solar, outros que abusam de roupas térmicas e preferem ficar na sombra, mas existe, também, quem aposta no bronzeado e acaba exagerando, ficando, muitas vezes, com queimaduras solares e insolação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Cuidar da pele é essencial em todas as estações, mas é no verão que as doenças de pele ficam mais comuns, muito por conta da alta exposição ao sol e calor. Segundo a médica dermatologista Karina Demoner, o primeiro o é saber qual protetor solar deve ser utilizado.
“O fator 30 é interessante e é barato. Mais vale a gente comprar este e reaplicar, até porque a gente transpira e vai à água, do que um com a fotoproteção maior, que é mais caro, porém não é utilizado em todo corpo para economizar”, afirma.
Além do protetor, outra boa aposta são as roupas térmicas. No entanto, é necessário ar o filtro solar mesmo com a roupa térmica, até porque existem áreas que ficam descobertas. O ideal é ar o filtro solar em casa, logo após o banho e antes de se expor ao sol, para garantir que o produto alcançou todas as áreas que ficam mais expostas. Depois, reaplicar.
Para quem gosta de expor mais ao sol, a dica é ar o protetor antes do bronzeador.
“Para se bronzear, tem que ser em doses homeopáticas, devagar, no horário adequado e durante vários dias. Isso vai garantir um bronzeado de forma segura e evitar queimaduras na pele. Agora, não utilizar o protetor, ar o bronzeador e se expor ao sol durante um tempo maior, vai fatalmente causar uma queimadura solar. É um dos fatores de risco para o câncer de pele”, ressaltou a dermatologista.
Outra dica é abusar de hidratantes ou produtos pós-sol para acalmar a pele. Evitar a exposição direta ao sol por dias seguidos vai permitir ar o carnaval sem se preocupar com a vermelhidão, queimaduras ou sensação de ardência, que pode atrapalhar até na hora de dormir e vestir roupas.
O que deve ser evitado:
- Sair entre as 10h e 16h, período em que o sol é mais quente;
- Realizar bronzeamento artificial com produtos sem autorização;
- Se expor ao sol sem filtro solar;
- Usar bronzeador sem antes utilizar o protetor;
- Ir em locais sem cobertura (guarda-sol, árvores, quiosques).
A previsão para os dias do carnaval é de tempo aberto, com temperaturas que vão variar entre 23°C e 31°C na Grande Vitória.
