fbpx

Bem-estar

Paraná e Rússia assinam acordo de colaboração para teste e produção de vacina

Não existe, por enquanto, expectativa ou prazos estabelecidos para o início dos testes

Publicado

em

EUA contratam Sanofi e GSK para produção de 100 milhões de doses de vacina. Foto: Angelo Esslinger/Pixabay

Vacina contra o novo coronavírus. Foto: Angelo Esslinger/Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O governo do Paraná assinou nesta quarta-feira (12), um acordo de cooperação técnica com a Rússia para a testagem e eventual produção de uma vacina contra a covid-19. Os detalhes do contrato são anunciados nesta tarde pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tear).

Segundo o governo, se trata de um acordo de cooperação e transferência de tecnologia. Não existe, por enquanto, expectativa ou prazos estabelecidos para o início dos testes. Todo o processo será acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Comitê de Ética em Pesquisas, vinculados ao Ministério da Saúde.

> Instituto Butantã não vai produzir vacina russa, afirma Doria

“Se ar por todos os testes, a gente produz (a vacina no Paraná)”, disse reservadamente ao Estadão/Broadcast uma fonte que acompanhou a do acordo.

A formalização do Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento, testes e produção da vacina contra a covid-19 também foi confirmada pela Embaixada da Rússia no Brasil.

> Alto contágio do coronavírus torna Brasil atrativo para teste imunizante

Após uma série de reuniões em Brasília, os termos do contrato foram definidos na tarde desta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo estadual. Estiveram reunidos o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, e representantes do Fundo Soberano Russo, da Casa Civil do Paraná e do Tear.