Bem-estar
Máscara não substitui lavagem de mãos e uso de álcool gel
O esquecimento da higienização das mãos tem preocupado os profissionais da saúde, após o uso da máscara se tornar ‘protagonista’ no combate ao novo coronavírus

Higienização das mãos. Foto: Pixabay
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Centro de polêmica semanas, o uso contínuo da máscara ou a ser tratado como hábito indispensável no combate ao novo coroavírus. Mais: tornou-se peça usada por grande parte da população. Mas o “protagonismo” das máscaras têm deixado em segundo plano um hábito ainda mais fundamental nessa época de pandemia: o de lavar as mãos.
> Orquestra do Amazonas ensina como lavar as mãos; assista o vídeo
A infectologista Rubia Miossi revela que o esquecimento da higienização das mãos tem preocupado os profissionais da saúde e reforça que a medida é a mais segura para prevenir o coronavírus. “Usar máscara é mais prático do que lavar as mãos. A maioria deixou de lado a água e o sabão e até a utilização o álcool em gel. As pessoas acham que apenas utilizar o equipamento de proteção é suficiente. Isso é errado, é uma falsa sensação de proteção”, alerta. Ou seja, ao usar a máscara, a pessoa se sente falsamente protegida e deixa de lado a lavagem das mãos, hábito muito mais eficaz no combate às infecções.
> Saiba como lavar as mãos corretamente
O ato simples de higienizar as mãos é considerada como medida de prevenção contra várias doenças, além da covid-19, e é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias.
> Fiocruz orienta sobre higienização correta para evitar covid-19
Diante da recomendação insistente dos infectologistas, o método de prevenção foi aderido até pelo Cascão da Turma da Mônica. O personagem mais sujinho dos quadrinhos lavou as mãos para se proteger da pandemia.
Como lavar as mãos?
Qual é o jeito certo de lavar a mão? Primeiro, as mãos devem ser umidecidades com uma quantidade boa de sabão. Qualquer sabão serve, não precisa ser sabonete especial. Em seguida deve-se espalhar o sabão pelas palmas das mãos, de um lado e do outro.
Não é só a palma da mão, a recomendação do Ministério da Saúde é ir um pouco nos punhos, nos pulsos. Lavar bem as costas das mãos. Também não pode esquecer dos dedos e principalmente o polegar. Feito isso, deve fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos na palma da outra mão.
