fbpx

Bem-estar

Mais de 300 crianças são vítimas de queimaduras por ano no ES

Crianças de zero a 4 anos tem maior risco de sofrer queimadura. No Espírito Santo são mais de 300 internações de crianças queimadas por ano

Publicado

em

Crianças menores, de até 4 anos, têm maior risco de sofrer com queimaduras. Foto: Freepik

Para as crianças sempre é tempo de brincar e explorar algo novo, principalmente, no mês dedicado a elas. Por isso, vale o alerta para os pais. A atenção com os pequenos sempre deve ser redobrada, mesmo dentro de casa. Os acidentes domésticos estão entre as principais causas de internação hospitalar de crianças de zero a 14 anos no Brasil, e as queimaduras ocupam o segundo lugar na lista de acidentes domésticos mais comuns – atrás apenas das quedas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 20 mil crianças de até 14 anos são hospitalizadas vítimas de queimaduras. No Espírito Santo são mais de 300 internações de crianças queimadas por ano. E são as crianças menores, de até 4 anos, que correm mais risco de se queimar. Elas têm a pele mais fina e menos capacidade de reconhecer e desviar do perigo, assim podem se queimar mesmo em temperaturas mais baixas.

O tratamento costuma ser doloroso e demorado, além de, muitas vezes, deixar sequelas físicas e psicológicas nos pequenos. Mas é possível reduzir o risco de acidentes com alguns cuidados simples.

Fique atento

  • A cozinha é o lugar mais perigoso da casa. Por isso, mesmo as crianças maiores que gostam de ajudar no preparo de alguns pratos, como bolos e doces, não devem ficar desacompanhadas na cozinha. Colocar a mão na massa? Só longe do fogão.
  • Use sempre as bocas do fundo do fogão, com os cabos das as voltados para trás. Assim, ficará mais difícil da criança alcançar e puxar as as.
  • Não permita que as crianças brinquem com caixas de fósforo
  • O álcool, mesmo na versão gel, e demais materiais inflamáveis devem ser guardados longe da cozinha e em local alto, de difícil o para as crianças.
  • Mantenha a torneira do gás fechada quando o fogão não estiver sendo utilizado.
  • Não utilize toalhas compridas ou jogos americanos, que podem ser puxados e, assim, derrubar líquidos e comidas quentes.
  • Não use o ferro de ar roupa ou o secador de cabelo perto das crianças.
  • Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Evite brinquedos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, para crianças com menos de oito anos.

A criança se queimou. E agora?

Em caso de queimadura, a recomendação número um é lavar o local com bastante água corrente e depois procurar atendimento médico especializado. A orientação médica é não utilizar nenhum produto no local, pois podem ocasionar dor e infecção.