Bem-estar
Hospitais usam luva que simula aperto de mão para apoiar pacientes
Enfermeiras enchem luvas com água e envolver nas mãos dos pacientes internados em UTI
Uma rede de hospitais no Espírito Santo começou, na semana ada, a envolver a mão de pacientes internados em UTI com luvas cheias de água, o que simula um aperto de mão. O projeto “Mãozinhas do Amor” foi inspirado em uma técnica criada por duas enfermeiras no interior de São Paulo e está sendo realizado em todos os hospitais da rede Meridional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As luvas de procedimento são preenchidas com água e envolvidas nas mãos dos pacientes, junto com recadinhos de motivação, escritos pelas equipes de enfermagem da Rede Meridional. Com esse trabalho, além da assistência que já desenvolvem, os profissionais ajudam os pacientes a não se sentirem tão sós nesse momento delicado.

Hospitais usam mãozinha feita de luva com água para simular aperto de mão em paciente na UTI. Foto: Divulgação
A gerente de enfermagem da Rede Meridional, Valesca do Carmo Tesch, relata como esse projeto pode ajudar na recuperação do paciente. “Ele se sente acolhido. É como se tivesse alguém ali, de mãos dadas com ele, durante esse período difícil de recuperação. É uma forma de apoio, carinho e humanização, não só física, mas também emocional. O paciente no centro do cuidado é nossa prioridade, humanizar faz parte desse trabalho.”, explica Valesca.
