Bem-estar
Excesso de radiação solar UV pode provocar catarata
Os danos são cumulativos, portanto é importante proteger os olhos dos raios solares desde a infância

Os danos dos raios solares UV para os olhos são cumulativos e muitas vezes irreversíveis. Foto: @azerbaijan_stockers/Freepik
É comum os alertas sobre os danos dos raios solares UV para a nossa pele e cabelo, mas pouco se fala dos perigos deles para os nossos olhos, e nos olhos esses perigos são cumulativos e muitas vezes irreversíveis quando expostos excessivamente a radiação solar. E esses danos acontecem o ano todo, não é só no verão que deve haver essa preocupação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com César Ronaldo Filho, que é oftalmologista, responsável pelo setor de Cirurgia Ocular do Hospital de Olhos de Vitória a radiação ultravioleta, em especial os raios UV-B, podem provocar alguns tipos de catarata. A catarata é a maior causa de cegueira no mundo e vários casos podem ter sido causados pela exposição excessiva aos raios solares, pois eles aceleram a opacificação do cristalino e a perda da visão.
“A exposição excessiva pode, inclusive fazer uma catarata precoce, ou seja, em pessoas mais jovens, visto que essa é uma doença predominante em pessoas idosas. Os prejuízos da catarata são muitos, mas o mais clássicos ocorrem pelo fato da luz não conseguir penetrar nos olhos, sendo assim a visão fica prejudicada e a percepção de cores alterada”, disse ele.
A cirurgia é o melhor e mais eficaz tratamento para a catarata. César Ronaldo disse que o procedimento é muito seguro, uma vez que a cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo. “Na cirurgia retiramos a lente turva do olho, e substituímos por uma lente artificial, que é o implante de lente intraocular”, disse.
No pós operatório é fundamental utilizar os, colírios prescritos pelo médico e fazer a higiene no rosto, das pálpebras e cabelo. Sempre higieniza mãos e o rosto antes e após o uso dos colírios. Muitas pessoas também sentem sensibilidade a luz nos primeiros dias, e o uso de óculos escuros já traz o conforto devido.
O médico ainda lembre que “da mesma forma que usamos filtro solar na pele para nos proteger dos raios solares, devemos proteger os olhos. E os óculos funcionam para os olhos como a filtro solar funciona para a pele, mas é importante que sejam óculos de qualidade, comprados em óticas”.
Como proteger os olhos dos raios UV:
- Utilizar óculos e as lentes de contato com proteção UV;
- Escolha lentes grandes que fiquem próximas dos olhos. Para evitar que a luz solar e pelos lados dos óculos de sol;
- Mesmo as crianças precisam proteger seus olhos;
- A luz solar é mais intensa entre 10 e 14 horas, portanto a exposição da pele aos raios ultravioleta é mais perigosa nesse horário;
- A luz refletida pode causar queimaduras nos olhos e na pele. Em elevadas altitudes, montanhas cobertas de neve, praias arenosas e corpos refletores como a água dos lagos, rios e mar, a exposição solar é mais intensa.
