fbpx

Bem-estar

Estresse e sedentarismo podem agravar o glaucoma, alerta médica

Outros hábitos também podem contribuir para danos irreversíveis à visão

Publicado

em

Glaucoma. Foto: Reprodução

Uma das principais causas de cegueira no mundo, o glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada. Tendo como principal causa o aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico, a patologia deve ser tratada assim que descoberta para que a pessoa possa preservar a visão. Alguns hábitos, no entanto, podem seguir no caminho contrário e agravar o problema.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A médica oftalmologista Karla Campana, da clínica Phoco, especialista em tratamento clínico e cirúrgico de glaucoma, alerta para alguns cuidados que o paciente deve ter para evitar que a doença piore.

A médica oftalmologista Karla Campana. Foto: Divulgação

“Muita gente não sabe, mas o estresse pode levar a uma crise de glaucoma aguda em pacientes pré-dispostos. Os níveis elevados de estresse dilatam a pupila, contribuindo para esse quadro. A prática de exercícios aeróbicos ajuda na redução da pressão intraocular, prevenindo agravamento do quadro”, explica a médica.

Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser controlado e casos mais graves são evitados ao seguir as orientações de um médico oftalmologista. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Como a maioria das doenças, ter um diagnóstico tardio também prejudica o tratamento. Por isso, é recomendando manter consultas de rotina ao oftalmologista, como orienta a médica: “Por ser uma doença silenciosa na maioria dos casos, muitas pessoas não a percebem até que já tenham alguma perda irreversível da visão.”

Outros hábitos podem também ser inimigos quando se trata do glaucoma, como:

– Ingerir muito líquido em pouco tempo, o que pode aumentar a pressão intraocular em pacientes com glaucoma;

– Praticar instrumentos de sopro e posições invertidas de ioga, que podem diminuir a drenagem do humor aquoso com aumento da pressão intraocular;
(Humor aquoso é o nome dado ao fluido transparente que preenche a câmara anterior e posterior do olho: tem a função de nutrir a córnea e o cristalino e mantém uma pressão hidrostática conveniente para o olho)

– Hipertensão e diabetes aumentam o risco de desenvolver glaucoma;

– Uso indiscriminado de colírios e medicamentos, o que pode levar ao glaucoma ou agravamento do mesmo.