fbpx

Bem-estar

Entenda o que leva uma pessoa a engordar de repente

Afinal, como emagrecer de vez? É possível vencer a obesidade? Conheça os 3 pilares básicos do emagrecimento

Publicado

em

As causas que levam uma pessoa a engordar de repente. Foto: @Anastasia Kazakova/Freepik

Entre as causas que levam uma pessoa a engordar de repente, deve-se considerar em primeiro lugar as alterações hormonais; seja por desenvolver um hipotireoidismo, ou alguma doença com excesso de cortisol, sedentarismo que faz perder músculo e o metabolismo desacelerado, ou ainda quando a pessoa está ando por um período de extrema ansiedade e começa a comer descontroladamente, muitas vezes sem perceber.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para começar a avaliação do paciente para a perda de peso, precisa-se observar os três pilares básicos que são: equilíbrio hormonal, dieta equilibrada e mudança da mente. Antes de qualquer tratamento para perda de peso, é necessário avaliar as causas, o que está envolvido com o ganho de peso, incluindo as doenças relacionadas com a obesidade e como elas devem ser tratadas. “Além de uma série de outros exames que são necessários para o diagnóstico exato e o tratamento adequado para cada caso”, explica a Dra. Gabriela Iervolino.

Outra causa muito importante e que se deve ficar atento, é o uso de medicações que faz com que a pessoa ganhe peso, como por exemplo, escitalopram, lítio, quetiapina, paroxetina, mirtazapina entre outras. São medicações normalmente utilizadas por neurologistas ou psiquiatras. Mas é preciso ter muito cuidado porque tais medicações, uma vez indicadas por estes especialistas, são de fato necessárias, mas podem fazer com que a pessoa tenha mais fome, resultando em ganho de peso. Neste caso, a sugestão é que se converse com o psiquiatra/neurologista e veja uma outra alternativa, caso a pessoa esteja ganhando muito peso.

Depois que se avalia a parte hormonal, se há uso ou não de medicações que vai impactar com o ganho de peso, o próximo o é avaliar a parte da alimentação, o tipo de dieta equilibrada com uma quantidade de nutrientes e proteínas adequadas para perder peso. É preciso lembrar que a obesidade não significa que a pessoa seja bem nutrida, a maioria dos obesos são desnutridos, pois eles possuem excesso de peso, mas não tem quantidade de nutrientes, ou seja, vitaminas e proteínas, na medida adequada, esclarece a Dra. Gabriela Iervolino.

É preciso ter um apoio, um e, etapa muito importante. Para se vencer o peso de vez, é preciso saber onde se está errando para mudar os seus hábitos, como praticar exercícios físicos com frequência semanal. E a parte principal é a mudança de mente; o paciente precisa enxergar a alimentação de outra forma e voltar a ter o controle sobre a escolha da sua alimentação.

Hoje as pessoas, em sua grande maioria, que aram por muitas dietas e alimentação profissionais, já não acreditam mais ser possível emagrecer efetivamente, e quando procuram um profissional é apenas por desencargo de consciência. “A mudança de atitude conta muito, escolhendo alimentos mais saudáveis, com uma programação ideal na alimentação, hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos. Para tudo isso, a mudança de mente é extremamente importante. Outro ponto a ser considerado são os níveis de “jacada”, mas esse é um assunto para uma próxima vez”, diz a Dra. Gabriela Iervolino.