fbpx

Bem-estar

Cuidados com o sorriso aumentam no pós-pandemia

Odontologia estética cresceu 300% nos últimos anos e deve movimentar mais de US$ 35 bilhões até 2023

Publicado

em

12 milhões de brasileiros buscam procedimentos que melhorem a saúde bucal e a autoestima. Foto: @senivpetro/Freepik

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 12 milhões de brasileiros frequentam o dentista em busca de procedimentos que melhorem a saúde bucal e a autoestima. Larissa Lima, especialista em Odontologia Estética, destaca que apesar de ter caído a procura por atendimento nos meses mais graves da pandemia, o cenário é de retomada de atendimentos com perfil estético, tendência já observada no período pré-pandemia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“A busca por um sorriso bonito e um contorno facial harmonioso leva cada vez mais pacientes ao consultório e isso é comprovado por pesquisa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética que apurou que a área cresceu 300% nos últimos três anos. Esse é um cuidado que extrapola os limites da estética puramente, porque influencia positivamente na autoestima das pessoas, tendo reflexos nos relacionamentos pessoais e trabalho”, comenta Larissa.

Dentre os procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos podem-se destacar as restaurações em resina composta, clareamento dental, facetas dentais, alinhadores ortodônticos invisíveis e tratamentos de harmonização orofacial. “A ida aos consultórios deixou de ser apenas para emergências. A possibilidade de tratamentos menos invasivos e mais tecnológicos, aliados a preços mais atrativos facilitam o o de cada vez mais paciente”, analisa.

A expectativa é que cerca de US$ 35,7 bilhões sejam movimentados pelo mercado odontológico até 2023, de acordo com pesquisa divulgada pela Research and Markets. Os brasileiros estão colaborando bastante com essa conta, haja vista que essa pesquisa apurou que ocupamos o 4º lugar na lista dos países com maiores mercados de odontologia estética.

Saúde bucal na pandemia

Durante a pandemia, o uso de máscaras respiratórias fez com que muita gente se descuidasse da higiene bucal. O medo da contaminação também foi fator decisivo para a baixa nas visitas regulares aos dentistas. E se as pessoas não iam ao dentista, acabavam recorrendo a receitas caseiras da internet para, por exemplo, clarear os dentes. “Esses métodos, apesar de parecerem inofensivos, podem causar grandes danos, tornando problemas simples como as manchas nos dentes em queimaduras e fraturas por uso de produtos e aparelhos inadequados”, comenta Larissa.