Bem-estar
Cirurgia bariátrica pode reduzir risco de gordura no fígado, diz pesquisa
Pesquisa com 1.100 pacientes que tinham doença hepática gordurosa agressiva e ao arem pela cirurgia reduziram o risco de gordura no fígado em quase 90%

A cirurgia bariátrica pode auxiliar na proteção do fígado. Foto: Pixabay
Um novo estudo divulgado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que a cirurgia bariátrica pode auxiliar na proteção do fígado, além da perda do peso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pesquisa avaliou 1.100 pacientes que tinham doença hepática gordurosa agressiva e que aram pela cirurgia. O resultado foi que além da perda de peso, os participantes reduziram o risco de gordura no fígado em quase 90%.
Para a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni, o estudo traz mais um benefício para os obesos que possuem tantos problemas de saúde. “O fígado, com excesso de gordura por conta da obesidade, pode levar à cirrose, doença crônica e grave, que atinge a regeneração das células e a circulação sanguínea. Além disso, a obesidade também provoca doenças cardiovasculares que podem ser evitadas por perda de peso, e nestes casos, a cirurgia bariátrica é indicada”, afirma a médica.
“A partir do momento que as dietas aliadas a exercício físico, a própria reeducação alimentar não trazem os resultados em pacientes obesos, temos que partir para a cirurgia. Os pacientes ganham uma nova vida, um novo plano alimentar e até reduzem medicações pelos efeitos do sobrepeso, como colesterol , pressão alta, entre outros”, destaca Gisele.
Mas a médica alerta que mesmo assim, é preciso tentar primeiro uma perda de peso por conta da própria e acompanhamento de um médico. “Estamos falando de casos de obesos com doenças no formato mais grave”, pontua Gisele.
