Bem-estar
Caminhar seis quilômetros uma vez por semana reduz risco de morte
Estudo afirma que cerca de seis quilômetros uma ou duas vezes por semana pode reduzir significativamente o risco de mortalidade

Descobertas relacionam benefícios da caminhada com risco de mortalidade. Foto: Pexels
Um estudo divulgado nesta terça-feira (28) concluiu que caminhar seis quilômetros uma ou duas por semana pode diminuir significantemente o risco de mortalidade. A pesquisa foi publicada na revista JAMA Network Open.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com os pesquisadores, embora já soubessem que o exercício físico frequente reduz o risco de morte prematura, o estudo buscou analisar os quais são os benefícios de uma caminhada rápida alguns dias por semana.
Os pesquisadores descobriram que aqueles que caminhavam mais de 8.000 os (6,4km) em um ou dois dias por semana, tinham 14,9% menos chance de morrer em um período de 10 anos do que aqueles que não chegam nessa marca.
A pesquisa, realizada por cientistas das universidades de Kyoto e da Califórnia, examinou dados de 3.100 adultos americanos entre 2005 e 2006, e seus dados de mortalidade foram analisados 10 anos depois e divulgados apenas neste ano.
Dentre os participantes, 632 registraram menos de 8.000 os diários em nenhum dia da semana, 532 registraram 8.000 os ou mais um ou dois dias por semana, e 1.937 registraram 8.000 os ou mais em três a sete dias por semana.
Segundo a Mayo Clinic, o cidadão americano médio caminha entre 2,4 e 3,2 km por dia (entre 3.000 e 4.000 os), e caminhar regularmente reduz o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.
