Bem-estar
Beach tennis pode causar traumas oculares; saiba o motivo
Segundo especialistas a bola utilizada no esporte, que se encaixa perfeitamente no globo ocular, pode causar contusões

Foto: Divulgação
O popular beach tennis, que se tornou um atempo comum para os brasileiros, incluindo os capixabas, é uma excelente atividade para a saúde física. Entretanto, especialistas alertam para a necessidade de cautela, já que a prática pode resultar em traumas oculares.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O oftalmologista Bruno Valbon tem percebido um aumento significativo no número de pacientes que chegam ao seu consultório após sofrerem acidentes relacionados a atividade esportiva. O problema principal, segundo o especialista, está na falta de cuidado e prevenção de traumas oculares contusos.

O oftalmologista Bruno Valbon explica os cuidados para evitar traumas oculares. Foto: Divulgação.
Ele explica que “a bola utilizada no esporte, que se encaixa perfeitamente no globo ocular, pode causar contusões e desencadear diversas doenças oftalmológicas”. Durante os jogos, a bola pode atingir o olho em alta velocidade e provocar traumas severos, prejudicando a visão.
Um estudo intitulado “The Global Impact of Eye Injuries” revela que mais de 1,6 milhão de indivíduos ao redor do mundo perderam a visão devido a traumas oculares. O estudo também aponta que outras 2,3 milhões de pessoas possuem baixa visão bilateral, enquanto 19 milhões sofrem de cegueira unilateral.
Em caso de lesões oculares decorrentes da prática do beach tennis, Valbon destaca a urgência em procurar um oftalmologista ou um pronto-socorro. “Essa não é uma situação em que o paciente pode aguardar atendimento”, enfatiza o médico. Além disso, sintomas como visão embaçada, dor ocular, sensibilidade à luz e hemorragia ocular devem servir de alerta para buscar assistência médica imediata.
