fbpx

Bem-estar

Alimentação adequada previne um a cada 10 tipos de câncer

Ciência comprova que uma boa alimentação retarda e pode eliminar o surgimento de vários tipos da doença

Publicado

em

Alimentação saudável. Foto: FreePik

Algumas técnicas e alimentos ajudam a manter o organismo sem inflamações. Foto: FreePik

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2030 devem surgir cerca de 22 milhões de novos casos de câncer no mundo, com 13 milhões de mortes sendo que entre 30 e 50% dos casos poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco. Uma dieta saudável com consumo de frutas e vegetais pode ajudar a prevenir um a cada 10 casos de câncer.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para a médica ortomolecular Jordana Jantorno, ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, evitando alimentos ultraprocessados é um grande segredo para evitar inúmeras doenças, inclusive o câncer.

“Uma alimentação saudável, além de fornecer nutrientes que protegem contra o câncer, favorece a manutenção do peso adequado e mantém o organismo sem inflamações, ou seja, mais forte e protegido das doenças”, relata a médica.

Jordana diz que além da alimentação, pode-se combinar técnicas médicas para manter o organismo nutrido e desinflamado, como a suplementação alimentar e a soroterapia, técnica de suplementar vitaminas por meio da aplicação direto na veia. Mas ainda assim é necessário manter uma dieta rica em nutrientes de qualidade e naturais. Para ela, uma coisa não substitui a outra.

A chef de cozinha Flávia Sperandio diz que é possível fazer receitas práticas e deliciosas baseadas em alimentos naturais e saudáveis. “Foi-se o tempo que se cozinhava somente legumes com sal no vapor, eles também são super bem vindos, mas hoje temos uma infinidade de especiarias e temperos frescos que podem fazer desses legumes pratos super saborosos”, explica a chef.

Flavia conta que açafrão, alho, cebola, pimenta, louro, manjericão e outros temperos podem ser utilizados para cozinhar legumes saborosos, deixando a alimentação lotada de nutrientes. Segundo ela, é possível fazer diversas sobremesas com frutas sem adicionar açúcar, glúten e lactose.