fbpx

BandNews FM

Letícia Cardoso é a voz que dá início à programação local

Publicado

em

O “bom dia” de Letícia Cardoso abre, de segunda a sexta-feira, às 6 horas em ponto, a programação local da BandNews FM Espírito Santo. A jornalista é a voz que leva aos ouvintes diariamente as primeiras notícias do dia. Ao lado do diretor de jornalismo da Rede Capixaba, Antônio Carlos Leite, conhecido como Cacá, ela também apresenta a 1ª edição do jornal da BandNews FM, das 9h20 às 11 horas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ao longo dos seus 17 anos de rádio, Letícia conquistou a confiança das fontes e o carinho dos seus ouvintes. O amor pelo rádio veio ainda nos primeiros anos da faculdade de jornalismo. Incentivada pela professora, ela deu seus primeiros os na rádio universitária, onde a certeza que o caminho era esse só cresceu. A oportunidade de estágio no programa CBN Cotidiano veio pouco depois, em 2004.

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

A jornalista lembra que começou como produtora do programa que era inaugurado naquele mesmo ano. Ela que se sentia inquieta como produtora, mesmo sem o diploma de jornalismo, que só viria no ano seguinte, recebeu em 2005 o convite da gerente das rádios, Luciane Ventura, para ser repórter do CBN Cotidiano. Convite aceito e desafio encarado com muita seriedade e profissionalismo.

“Foi ainda enquanto produtora que comecei a conquistar minhas fontes. Na época, não tinha assessorias organizadas que já mandam tudo. A gente fazia ronda para saber o que estava acontecendo, principalmente casos de polícia. Lembro até hoje da minha primeira pauta como repórter da CBN. Dois homens invadiram a Câmara de Vereadores de Viana, no início da noite, e assam o vereador Valdeci Cândido Moraes (PRP), conhecido como Jesus”, detalha Letícia.

Com seus 36 anos, Letícia tem um currículo extenso e coleciona prêmios. Foi produtora, repórter, editora e âncora da CBN Vitória. Nesse meio tempo, também encarou a tarefa de ser editora do Gazeta Online. Em 2016, ela recebeu um convite para dar início à BandNews FM Espírito Santo. Como editora executiva, Letícia montou a equipe e acompanhou literalmente a construção de todo o estúdio.

Ao longo desses 17 anos no rádio, o frio na barriga é um companheiro fiel. “Todos os dias é um desafio. Quando ligo o microfone, tenho uma responsabilidade enorme com o que estou levando ao ar. Eu abro a programação da rádio. Às 5h59 quando a rede nacional dá o sinal, o frio na barriga vem e o sono vai embora. Muitas vezes já estamos em alguma apuração de acontecimentos da madrugada e é uma hora que temos muita participação de ouvintes”, comenta.

Nesses cinco anos da BandNews FM Espírito Santo, Letícia Cardoso conquistou a fidelidade e o carinho de muitos ouvintes. Para ela, dar voz ao ouvinte diariamente fez com que essa relação crescesse e fosse além. O carinho muitas vezes vai além da participação ao ar durante o programa, mas se estende a visitas à redação e a entrega de presentes. Letícia conta que a equipe já recebeu coxinha gigante, marmita de feijoada e até mesmo torresmo. Teve até ouvinte da Serra que foi à Vitória, antiga sede, levar um pudim para adoçar o Dia dos Jornalistas.

“Devido à pandemia, estamos há mais de um ano sem receber nossos ouvintes no estúdio. Mas todos os dias tem um perguntando quando vamos recebê-lo. É um carinho muito grande. E a BandNews é uma emissora de notícias que transmite notícia com seriedade, respeito e ética, mas com uma certa leveza. Nosso principal objetivo é dar voz ao ouvinte. Minha programação fica pobre se eu não tiver a participação dele. E quando ele vê que foi ouvido, ele se sente acolhido. O Ricardo Boechat foi e continuará sendo a grande figura da BandNews. Ele sempre levantou a bandeira da voz do cidadão”, explica Letícia.