fbpx

BandNews FM

Dia da Mata Atlântica: principais ameaças à conservação no ES

O biólogo, professor e diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes, conversa sobre o histórico do bioma no estado e as principais ameaças ao ecossistema local

Publicado

em

Estimativas dos organismos de controle ambiental apontam um desmatamento de 80% a 90% da Mata Atlântica em território capixaba desde o início do século ado, segundo o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), órgão federal sediado no município de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. O bioma é predominante no estado e se estende no país desde o extremo nordeste até o sul.

Uns dos principais motivos foram a expansão da ocupação humana para o interior do estado e a atividade do agronegócio, especialmente na região norte. Acompanhamentos apontam, porém, um processo de recuperação natural de áreas não mais utilizadas para atividades produtivas e ressaltam a importância de regiões de proteção, como a Reserva Biológica (ReBio) de Sooretama e as áreas de restinga.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta quinta-feira (26), o biólogo, professor e diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes, conversa sobre o histórico do bioma no estado e as principais ameaças ao ecossistema local, aproveitando as comemorações do Dia da Mata Atlântica, celebrado nesta sexta (27). Ouça:

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.