BandNews FM
Conheça os equipamentos que mais consomem energia elétrica
O professor Pablo Muniz conversa sobre os impactos do aumento no bolso e apresenta dicas para economizar energia, destacando o que é ou não efetivo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última terça-feira (31) a criação de uma nova bandeira de gasto de energia elétrica para consumidores residenciais e comerciais. Chamada de “Bandeira Escassez Hídrica”, a tarifa será calculada a uma taxa de R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos, em um período definido para durar entre setembro de 2021 e abril de 2022.
A medida vem em um momento de agravamento da crise hídrica, com redução do índice de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que afeta os mananciais e diminui a capacidade de produção das principais hidrelétricas. De acordo com dados do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2021, 65,2% da energia elétrica gerada no Brasil vem de fontes hidráulicas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta quinta-feira (02), na BandNews FM Espírito Santo, o professor de Engenharia Elétrica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória, Pablo Muniz, conversa sobre os impactos desse aumento no bolso e apresenta dicas simples de como economizar energia, destacando o que é ou não efetivo. Ouça:
