BandNews FM
Adequação da infraestrutura é desafio para implantação do 5G
O professor de Engenharia da Computação e mestre em Informática Otávio Lube esclarece as dúvidas sobre a nova tecnologia e explica quais são as vantagens
Com a realização do leilão para a exploração das faixas de frequência para a implantação da tecnologia 5G no Brasil, inicia o período de planejamento e adequações para usufruir dos benefícios que os serviços baseados no novo protocolo podem oferecer. A previsão é que ocorram avanços desde a área médica, com cirurgias remotas mais acuradas; até a possibilidade de popularização das chamadas holográficas, dada a baixa latência do modelo — próxima a zero, segundo especialistas.
Leia mais: Claro, Vivo e TIM arrematam faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O desafio, porém, recai sobre as empresas detentoras do direito de utilizar as faixas para oferecer o 5G ao consumidor. Com uma infraestrutura ainda completamente adaptada para o 4G, essas organizações terão de reorganizar e manter toda a rede de cabos e transmissores para que a tecnologia seja viável. A perspectiva é que esse trabalho demore, pois há necessidade de uma maior quantidade de equipamentos de transmissão instalados.
Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta sexta-feira (05), o professor de Engenharia da Computação e mestre em Informática Otávio Lube esclarece as dúvidas sobre a nova tecnologia e explica quais são vantagens ela pode trazer para diversas tarefas do cotidiano. Ouça:
