fbpx

Alexandre Brito

Todos gostam de você. Até você se destacar!

Publicado

em

Sucesso. Foto: FreePik

Sucesso. Foto: FreePik

Você já parou para pensar que todo sucesso é solitário? Por mais que você comemore com quem te ama, o destaque não faz laço social. Aliás, a própria origem da palavra sucesso significa suceder, sair do grupo, destacar!

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para melhor compreensão, vamos pensar no fracasso! Afinal, ele faz laço social, pois é compreendido e acolhido. No fracasso somos todos iguais, há sempre quem tenha algo de ruim para compartilhar e desperta sentimentos de compaixão.

No entanto, no sucesso o outro não compreende, desconfia e inveja. Em geral, o grupo quer que você continue sendo parte dele e, na primeira oportunidade, vai tentar te derrubar para que você não saia do lugar.

Portanto, só é capaz de sustentar o sucesso quem for capaz de sustentar certa solidão e se conciliar com ela. Apenas quem extrair amor e alegria da solidão será capaz de crescer! Pois é preciso abandonar a tutela do outro para ter alguma autonomia e destaque.

Cautela: ter sucesso não significa se isolar ou morar numa ilha deserta, desprovida de outras vida humanas. Não devemos confundir sucesso com fracasso em se relacionar, pois não é disso que se trata.

Mas, seu destaque vai ser um verdadeiro grão de areia nos olhos dos ressentidos. Não é em vão que os ressentidos são reativos frente ao sucesso alheio, dando vida ao ditado que diz: “prego que se destaca toma martelada!”

Eles se entristecem diante da alegria alheia e se dedicam a ver o outro com a mesma vida medíocre que eles levam!

Alexandre Brito

Alexandre Vieira Brito é psicólogo e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui especialização em Filosofia e Psicanálise pela Ufes, bem como em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em saúde mental, formação profissional, políticas públicas e socioeducação. Realiza atendimento clínico desde 2010. Também é professor universitário e palestrante, articulando a psicologia em suas interfaces com outros saberes. Colunista da BandNews FM todas as segundas-feiras 17h40, ao vivo, e participa de entrevistas no Estúdio 360 da TV Capixaba para falar de psicologia e comportamento.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.