Dia a dia
Adolescente que tinha plano de atacar escola no ES é apreendido
O Disque-Denúncia já recebeu mais de 300 denúncias de ataques

Segundo a polícia, mais de 300 denúncias de ataques em escolas foram recebidas pelo Disque-Denúncia. Foto: Divulgação (Sesp)
Um adolescente foi identificado e apreendido pela polícia acusado de planejar um ataque a uma escola na Grande Vitória. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo secretário de Segurança, Alexandre Ramalho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Ele já tinha um planejamento, um desenho e tudo arquitetado na cabeça como se fosse de fato fazer o ataque. Ele foi conduzido e internado, está sendo acompanhado pelo Ministério Público e o Poder Judiciário”, explicou.
Além desse caso, outros 10 adolescentes e dois adultos foram identificados como autores de ameaças de massacre em escolas e faculdades no Espírito Santo.
Ao todo, o Disque-Denúncia recebeu 308 ocorrências de supostos ataques desde o início do ano até a última quarta-feira (26). Durante as investigações, 14 pessoas foram ouvidas e quatro mandados de buscas e apreensão cumpridos.
> Estado lança Plano de Segurança Escolar. Conheça as medidas
Além de denúncias concretas, a polícia recebeu também diversas ocorrências que se tratavam apenas de fake news.
Entre elas, a de uma universitária de 24 anos que espalhou uma suposta ameaça para não ter que apresentar um trabalho na faculdade particular da Grande Vitória. O nome das escolas e universidades não estão sendo divulgados pela polícia.
Outro caso que chamou atenção das autoridades foi o praticado por três crianças de 10 e 11 anos de idade. Elas foram identificadas como autoras de uma mensagem de massacre deixada em um muro de uma escola da Serra.
“Temos Fake News, mas também temos fatos que nos levam a crer que se não fosse nossa rápida intervenção, com as providências que adotamos, talvez outros fatos pudessem acontecer. Nós vamos continuar investigando toda informação que chegar ao Disque-Denúncia e vamos punir quem está brincando com o tema que leva tanto pânico à sociedade”, disse Ramalho.
