Últimas Notícias
4ª dose de vacina em idosos pode ser definida nesta semana
Aproximadamente 70% das mortes ocorridas nesta quarta fase de expansão da doença foram de idosos

Idoso vão receber dose adicional de reforço contra a covid-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde avalia adotar a quarta dose de vacina contra covid-19 para idosos a partir de 60 ou 70 anos. Ainda nesta semana, estados debatem junto a pasta o início da aplicação da dose anual. Atualmente, a quarta dose já é aplicada a imunossuprimidos. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na tarde desta terça-feira (8).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Dados sobre a terceira dose estão sendo analisados para compor uma apresentação única, para a reunião da Câmera Técnica do Ministério da Saúde. Pode ser importante e acertada instituir nesse momento a dose de reforço ou quarta dose, especialmente aquelas que têm acima de 70 anos. Amanhã, quinta e sexta-feira devemos ter intensos debates junto ao Ministério da Saúde”, defende Nésio.
Ainda segundo o secretário, a pandemia continua impactando em óbitos, principalmente os idosos, que representam aproximadamente 70% das mortes dessa quarta expansão da doença. Isso tem mobilizado o estudo do reforço adicional anual da vacina em idosos já ser aplicado.
“Comparando o número de casos nesta quarta fase de expansão, não temos dúvidas que se não fosse o resultado da vacinação teríamos tido um desastre epidemiológico em proporções muito piores das que vivemos no ano ado. Por isso, devemos celebrar a ciência e as vacinas”, garante Nésio.
Até esta terça-feira, o estado já tem 88% da população adulta vacinada com as duas doses; 85% dos idosos com a dose de reforço; e 87% dos adolescentes ao menos com a primeira dose do imunizantes. Apenas 21% das crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas.
Assista a coletiva:
